A Festa de Todos os Santos faz parte do calendário do Instituto Canção Nova desde 2001, que, neste ano, foi antecipada por coincidir com o fim de semana.
Reportagem de Huanna Cruz e Rivelino Correa
O Dia de Todos os Santos é uma das celebrações mais tradicionais da Igreja Católica. Nessa data são lembradas todos os santos e mártires, conhecidos ou anônimos, canonizados ou não.
No Instituto Canção Nova, a festa ganha um toque especial. Os pequenos chegam vestidos de santos acompanhados pelos pais. “As histórias de Santa Terezinha, a vida, os testemunhos e ela sempre se identificou com Santa Terezinha”, contou o pai, Bruno Dias Cunha.
Para Maria, filha de Bruno, há algo em Santa Terezinha que chama a atenção. “Chuva de rosas”, disse ela.
A preparação para a festa envolveu a escola e os pais, especialmente na catequese, para despertar nas crianças o sentido da santidade. “Então, expliquei para ele, você é o arcanjo da cura. Então você está representando esse arcanjo e o seu nome significa Deus curou”, afirmou a mãe, Rosângela Lustosa de Oliveira.
Rafael escolheu São Rafael Arcanjo, o anjo da cura. Ao ser perguntado sobre o que mais o inspira nessa história, ele responde sem hesitar. “Ele curou as pessoas”, falou ele.
Santidade é a qualidade de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes. E é uma vida virtuosa que o Instituto Canção Nova quer deixar como legado para os seus alunos. “Antes dela ser oficialmente legalizada como escola, já existia no prédio, no nosso prédio, a festa onde o padre Jonas vinha assistir a festa de todos os santos. Ela faz parte da identidade da nossa escola”, explicou a coordenadora pedagógica, Anamelia Hummel Costa Ribeiro.
A festa de todos os santos integra o projeto anual da escola que une fé e formação humana. “O tema anual da nossa escola é ‘O menino incrível do Brasil’, que é o padre Jonas. Então aqui tudo respira, tudo fala muito da vida de santidade que o padre nos ensinou a ter”, expressou a secretária e membro da pastoral Camila Aparecida Cardoso.
Durante o evento aconteceu um desfile com as representações dos santos. E para encerrar o momento, a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. “Para que eles entendam a importância de estar na presença do Santo dos Santos, daquele que era a fonte da alegria e da vida dos santos”, reforçou o missionário da Comunidade Canção Nova, padre Leonardo Ribeiro.
Ao falar de São Miguel, Lucas mostra que aprendeu bem a lição. “ Protetor do céu”, concluiu ele. E demonstra que reza com devoção a oração do arcanjo.




