Reconhecimento

Zilda Arns é nova honorária da Academia Nacional de Medicina

A pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, toma posse hoje na cidade do Rio de Janeiro do título de honorária da Acadêmica Nacional de Medicina. O título é um reconhecimento do meio científico ao extenso e relevante trabalho que Dra. Zilda Arns desenvolve em defesa da saúde pública, desde a sua formação profissional.

“Integrar a Academia Nacional de Medicina é uma honra com a qual estou imensamente feliz e agradecida. Como médicos devemos ajudar a promover a consciência sobre as condicionantes sociais da saúde, valorizar e promover a soma de esforços comunitários organizados, como os da Pastoral da Criança e do Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Devemos, exercer a medicina com profunda alegria, no contexto da fraternidade, da dignidade e dos direitos igualitários”, afirma Zilda Arns.

Dra. Zilda Arns dedicará o título aos milhares de voluntários da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa e aos médicos, profissionais da saúde, professores, familiares e personalidades que contribuíram para a sua formação pessoal e acadêmica e com quem desenvolveu ações relevantes para a saúde pública no estado do Paraná e no Brasil.

Na entrega do título, estarão presentes os titulares da Academia Nacional de Medicina, autoridades políticas e da Igreja Católica, além de familiares e amigos.

Biografia

Nascida na cidade de Forquilhinha (SC), Zilda Arns formou-se médica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde reside desde os 12 anos de idade. Ao longo de sua carreira, em instituições públicas e, desde 1983, em organizações da sociedade civil, fez da profissão uma missão de fé e vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo