Rumo ao cardinalato

Vou para servir à Igreja e ao mundo inteiro, diz Dom Orani

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, já está de viagem marcada para o Consistório que acontecerá em Roma. O futuro cardeal embarca na próxima segunda-feira, 17.

Reportagem de Leonardo Souza

O consistório em que Dom Orani será criado cardeal está marcado para o dia 22, mas o arcebispo do Rio chegará antes ao Vaticano para participar de outros compromissos.

Na quarta-feira ele e os outros novos cardeais se reúnem com o Santo Padre em uma audiência geral. A programação inclui ainda dois dias de retiro antes do consistório. Já como cardeal, Dom Orani também vai participar de duas Missas, nas Basílicas de São Pedro e São Sebastião.

“Eu vou com o coração aberto para servir a Igreja, e sabendo que, ao servir a Igreja, eu sou chamado a servir também o mundo inteiro e ao Santo Padre. Além de ser aquele que está a frente da Igreja Católica. E ao mesmo tempo, pedindo a Deus que me capacite para fazê-lo da melhor maneira possível”, disse Dom Orani.

Em meio as expectativas, Dom Orani ja sabe como será chamado quando retornar ao Brasil…

“Cardeal João Orani Tempesta. Quando assina coloca Orani João Cardeal Tempesta, porque o sobrenome que é Tempesta. Essa é a forma que, pelo menos até agora, como marinheiro de primeira viagem, que eu sei”.

O Rio de Janeiro foi a primeira sede cardinalícia do Brasil com a nomeação de Dom Joaquim Arcoverde Cavalcanti em 1905. Pela arquidiocese ainda passaram os cardeais Dom Eugênio Sales e Dom Eusebio Scheid.

A viagem de Dom Orani ao Vaticano não é a unica novidade para a arquidiocese do Rio. O bispo auxiliar, Dom Nelson Francelino, foi nomeado pelo Papa Francisco o novo bispo diocesano de Valença, no sul do estado”.

Além de bispo auxiliar, Dom Nelson atuava também como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, zona sul da cidade. A posse esta marcada para 5 de abril em uma Missa na Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Valença.

“Eu sei da importância da Diocese de Valença, uma diocese que, na história do Brasil, tem um papel determinante no ciclo do café. Tem quase 90 anos de fundação essa diocese, passaram grandes bispos, grandes nomes por lá, e deixaram lá, com certeza, uma obra bem plantada, bem cuidada”, destacou Dom Nelson.

O Papa também nomeou o padre Antônio Carlos Cruz Santos, de 52 anos, como bispo da Diocese de Caicó (RN). Provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora (MG), padre Antônio Carlos é carioca e foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1992.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo