Retorno ao trabalho

Votação de denúncia contra Temer domina debates na volta do recesso parlamentar

Após duas semanas de recesso, deputados e senadores retornam hoje; denúncia contra Temer deve ser votada nesta quarta-feira

Da Redação, com Agência Brasil

Com as atenções voltadas para a votação sobre a admissibilidade do processo contra o presidente Michel Temer, senadores e deputados voltam ao trabalho nesta terça-feira, 1º, após duas semanas de recesso.

Pelo calendário estabelecido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, hoje, no primeiro dia de trabalho, deve ser lido em plenário o parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), contrário ao prosseguimento da denúncia. Amanhã, 2, o parecer deverá ser votado pelos 513 deputados.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa Temer de corrupção passiva com base em gravações e na delação dos donos do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS. O empresário Joesley Batista gravou uma conversa com o presidente, em março, no Palácio do Jaburu, que gerou a denúncia. O presidente nega ter cometido ilegalidades e sua defesa deve repetir os argumentos apresentados à CCJ de que não há provas e que a denúncia se baseia em ilações dos procuradores.

Nesta quarta-feira, a votação só será aberta quando pelo menos 342 dos 513 deputados registrarem presença em plenário. Rodrigo Maia decidiu adotar esse critério para evitar questionamentos futuros na Justiça. A exemplo do que aconteceu no impeachment da presidente Dilma Rousseff, a votação será nominal e aberta (no microfone). Para que a acusação da PGR siga adiante, são necessários 342 votos contrários ao parecer da CCJ que livra Temer da denúncia.

Outros temas

Na volta do recesso parlamentar, também outros temas estão na pauta: 23 medidas provisórias (MPs) estão na fila para análise do Congresso; reforma da Previdência é outra pauta pendente de votação no plenário; e ainda a reforma política, cujas propostas precisam ser votadas nas duas Casas até setembro.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo