Dom Benedito Beni, bispo da diocese de Lorena, interior de São Paulo, presidiu esta manhã, 9, a Missa dos Santos Óleos na Catedral Nossa Senhora da Piedade. A Celebração contou com a presença dos padres diocesanos, Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, que faz parte desta diocese, e os sacerdotes da Comunidade.
Em sua homilia, Dom Beni destacou o valor do ministério sacerdotal, e enfatizou que esta vocação não tem origem na comunidade, mas é dom de Cristo para a comunidade cristã e, por este motivo, se renovam diante do bispo e dos fiéis os compromissos assumidos no dia da ordenação.
Dom Beni, ressaltou que de todos os Sacramentos, dois são confiados, de modo especial, aos cuidados dos presbíteros, a Eucaristia e a Confissão. "Cristo confiou a nós sacerdotes, unicamente a nós, o poder de perdoar os pecados em Seu nome, por isso mesmo, precisamos fazer um esforço sempre maior, para corresponder à confiança que Ele depositou em nós, criaturas frágeis, vasos de argila", disse.
"Pelo gesto da absolvição sacramental, pronunciada em nome da Igreja, o confessor torna-se intermediário de um evento maravilhoso da graça divina. Ele faz a graça do perdão, do único perdão que salva, acontecer no mundo".
Após a homilia, os padres renovaram as promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação, professando a fidelidade e reafirmando o compromisso.
Ao final da celebração, Dom Beni abençoou cada um dos Santos Óleos, consagrando-os e pedindo que Deus fortaleça os que forem ungidos por eles, para que sejam santificados e inseridos no mistério de Cristo.
O motivo de se fixar a Celebração do Crisma na quinta-feira santa deve-se ao fato de ser o último dia em que se celebra a Missa antes da Vigília Pascal.
Santos Óleos
Como é tradição, todos os anos na manhã da quinta-feira santa se celebra a Missa do Crisma, onde são abençoados os Santos Óleos – o óleo do crisma, o dos catecúmenos e o dos enfermos.
Os óleos abençoados são distribuídos para que os sacerdotes façam uso deles, em suas paróquias, de acordo com a necessidade na vida cotidiana, para a santificação do povo de Deus.
Entenda melhor o significado de cada um dos óleos:
Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com