25 de janeiro

Vítimas de tragédia em Brumadinho serão recordadas em Romaria

Católicos em Brumadinho viverão 24 horas de oração e Romaria em solidariedade às 272 vítimas da tragédia; Romaria também promoverá ecologia integral

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Arquidiocese de BH

Os católicos de Brumadinho iniciam nesta sexta-feira, 24, um momento de oração pelos 272 mortos no rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão – que ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019. Desde as 12h, o Santíssimo está exposto na Paróquia de São Sebastião, em Brumadinho, e a Adoração permanecerá por 24 horas. Padre Renê Lopes, pároco do local, afirma que sentiu em seu coração a necessidade de realizar este momento oracional.

“A ideia me veio justamente quando recordei o dia 25 de janeiro de 2019. Eu não estava em Brumadinho e às 12h28 recebi a primeira ligação e fiquei inquieto porque eu estava longe e meu coração pulsava pelo desejo de estar em Brumadinho. Liguei para os nossos coordenadores da comunidade matriz de São Sebastião e disse: abram todas as portas da Igreja, coloque o Santíssimo sobre o altar porque é a ele que as pessoas vão recorrer. E assim foi feito, no dia 25, nos minutos seguintes da tragédia, a Igreja foi aberta, o Santíssimo foi exposto e permaneceu assim durante 24 horas”.

Padre Renê Lopes, pároco da Paróquia de São Sebastião, em Brumadinho/ Foto: Reprodução – Diocese de Divinópolis

Agora, o sacerdote deseja recordar este um ano da tragédia diante do Santíssimo. “Foi Ele [Deus] que acolheu as pessoas e é Ele que tem nos dado força. Como cristãos batizados queremos viver esta data, que é trágica e dolorida, na presença de Jesus Eucarístico que é onde está a nossa força”, revelou.

A Arquidiocese de Belo Horizonte também realizará neste sábado, 25, a 1ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho. Ação promoverá a ecologia integral e recordará  às vítimas da tragédia em Brumadinho. A 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte a Brumadinho começa às 8h, com a Celebração da Palavra, na Rua Coronel Alberto Cambraia, 140, Brumadinho.

“A Romaria caracteriza uma Igreja Profética e é por meio de programações como essa que nós somos vistos. É para chamar a atenção de quem tem autoridade política para um diálogo, uma conversa. É um momento de dizer para as lideranças do nosso país que nós não estamos dormindo, que nós estamos atentos e acompanhando esta fase que enfrenta Brumadinho. Nosso povo clama por uma qualidade de vida, é só isso que precisamos”, concluiu padre Renê.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo