Homilia

Vida Consagrada: "Consagrado pertence a Deus", diz Monsenhor Jonas

O dia da Vida Consagrada, celebrado neste sábado, 2, foi de renovação do compromisso para os consagrados e consagradas da comunidade Canção Nova

Da redação,

Monsenhor Jonas durante celebração deste sábado, 2/ Foto: Reprodução CN

Os missionários da comunidade Canção Nova (CN) renovaram durante missa neste sábado, 2, o compromisso de consagrados e consagradas. A celebração, que aconteceu no Santuário do Pai das Misericórdias – em Cachoeira Paulista (SP), foi presidida pelo fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib. A homilia foi baseada no evangelho do dia, de São Lucas, que descreve o ato realizado por Maria e José de levar Jesus, ainda bebê, para ser consagrado a Deus (Lc 2, 22 – 40).

“A grande graça que nós temos é a de sermos consagrados. Consagrado é coisa sagrada, é coisa de Deus, pertence a Deus, é gente que está a serviço de Deus. É para isso que fomos constituídos, é para isso que nós fomos chamados, foi para isso que deixamos nossa casa. Viemos para viver essa consagração para qual o Senhor nos chamou”, destacou o monsenhor.

O fundador da comunidade destacou a figura de Simeão, homem justo, piedoso e cheio do Espírito Santo: “O Senhor havia lhe prometido que ele não morreria antes de ver o Messias. Ele esperava ardentemente por isso. Naquele dia, o Espírito Santo o impulsionou para ir ao templo. Daí a importância de seguirmos aos impulsos do Espírito Santo”.

“Quando [Simeão] chega lá e encontra aquela família, o Espírito mais uma vez lhe mostra que o Messias era aquela criança. Aquilo ia contra tudo aquilo que ele pensava, porque todo judeu pensava em um Messias já adulto, guerreiro, cheio de força e de vigor, e que libertaria o povo judeu das garras do povo romano. Ele pegou a criança e fez a sua oração: ‘Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel’”, recordou Monsenhor Jonas.

A profetisa, chamada Ana, também citada no evangelho, mostrou que aquele menino que estava dentro do templo era o esperado por nações e profetas, revelou o fundador da Canção Nova, que sublinhou as palavras de Simeão a Maria:”Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma’”.

“Imagina como o coração de Maria tremeu com as palavras de Simeão”, comentou o celebrante, que prosseguiu recordando o calvário de Jesus e o momento em que dirigiu-se a Maria e a seu discípulo João. “Lá ao pé da Cruz, Jesus diz a Maria e João: ‘Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe’. Jesus estava dilacerado e naquele momento, realmente uma espada transpassou a alma de Maria. Graças a Deus que nessa cena terrível Jesus lhe deu uma garantia mostrando a ela João, e todos nós, e a João, e a todos nós, mostrou Maria”, destacou o fundador da Canção Nova.

Leia mais
.: Religiosos comentam conselhos e exortações do Papa à vida consagrada

Segundo Monsenhor Jonas, com este texto evangélico, Deus diz sobre ser forte na tribulação: “É impossível não passar por tribulação”, alertou. “Para sermos fortes na tribulação precisamos ser fortes a cada momento para que quando vier a tribulação, como lá em Brumadinho, você esteja preparado para enfrentá-la. Ela não se mostra, vem de repente, sem que a gente espere. Que nós estejamos fortalecidos e enfrentemos com fortaleza a tribulação”, exortou.

O celebrante citou trechos do estatuto da comunidade durante a homilia. “Nascemos da Igreja e para Igreja”, recordou. Sobre os meios de comunicação, reafirmou a necessidade de serem usados para a evangelização e citou a Exortação Apostólica Evangelium Anunciante, de autoria do Papa Paulo VI, como documento base do estatuto.

“A Evangelium Anunciante ‘urge’ evangelizar os batizados. Urge da urgência. É urgente evangelizar. Não podemos perder tempo. Temos que, com toda a urgência, evangelizar de maneira muito especial a nossa juventude. É uma tristeza ver como a juventude tem sido pega pelo mundo e o mundo tem feito dela gato e sapato. O mundo tem feito dela como aquilo que aconteceu em Brumadinho, um mar de lama, e é por isso que temos que entrar nesse campo e evangelizar os nossos jovens”, pediu o celebrante.

Para Monsenhor Jonas, a Canção Nova é um desígnio de Deus que não nasceu simplesmente de um projeto humano, mas que é uma iniciativa de Deus que socorre as necessidades urgentes da sociedade atual. O celebrante deu continuidade a sua reflexão, citando a diversidade dentro da comunidade:  “Somos uma família eclesial bem diversificada. Realmente temos solteiros, casados, sacerdotes, seminaristas, celibatários. É uma família bem diversificada, mas nela somos todos consagrados”.

A graça da consagração é, de acordo com o fundador da Canção Nova, uma iniciativa amorosa de Deus. “Cabe a nós assumir com responsabilidade e coerência a nossa consagração, é o chamado à santidade”, exortou o monsenhor que pediu a todos os consagrados que repetissem juntos a seguinte frase: “É um privilégio poder investir a vida na missão de evangelizar”. “Você é um privilegiado!”, afirmou.

“A Canção Nova participa da graça que é dada a Igreja: a do derramamento do Espírito Santo em um novo pentecostes. Somos renovação carismática católica. Somos enviados a realizar a nossa missão evangelizadora no poder do Espírito. Estamos comprometidos com a renovação da Igreja e não podemos relaxar, não podemos diminuir. É preciso que deixemo-nos usar livremente em todos os dons e carismas do Espírito”, incentivou. Ao final da homilia os consagrados renovaram seu compromisso com a comunidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo