O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira ter certeza de que a verdade sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, que deixou na semana passada cerca de 200 mortos, virá à tona.
Para Lula, no entanto, somente uma investigação poderá apontar os responsáveis pelo pior desastre da história da aviação brasileira.
"Não existe hipótese alguma da verdade não vir à tona. Se o problema foi da chuva, se o problema foi da pista, do avião, se o problema era do piloto", disse ele em seu programa semanal "Café com o Presidente".
O presidente reiterou que a obrigação do governo é investigar as causas do acidente para que não se acuse ou absolva ninguém antes da correta apuração dos fatos, mas que as famílias das vítimas têm o direito de se revoltar.
"Eu queria, mais uma vez, me dirigir aos parentes…das vítimas. Apenas para pedir força porque as pessoas têm o direito de estarem revoltadas, têm o direito de estarem querendo saber o que aconteceu", disse o presidente.
"Eu só peço a compreensão…para que não haja julgamento precipitado de quem quer que seja, que a gente espere, com prudência, a investigação para dizer o que aconteceu".
Na sexta-feira, em pronunciamento à nação, o presidente admitiu que o sistema aéreo do país "passa por dificuldades" e que o maior problema é a "excessiva concentração de vôos em Congonhas".