No Sul e Sudeste

Verão deste ano registrará maior incidência de raios

Segundo previsões do ELAT/INPE, fenômeno será maior nas regiões Sul e Sudeste 

Thiago Coutinho
Da redação

As regiões Sul e Sudeste sofrerão mais com o aumento de raios neste verão, enquanto o Norte e Nordeste registrarão queda / Foto: jerbarber by Getty Images

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), que integra o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste verão a incidência de raios será maior, em virtude do El Niño. 

Segundo a pesquisa, o El Niño aumentará a incidência de raios nas regiões Sul (aumento de 50%), Sudeste (entre 20% a 30%) e Centro-Oeste (também entre 20% a 30%). “O El Niño causa uma alteração nos padrões de movimento das massas de ar sobre nosso país e influencia na ocorrência de tempestades, sobretudo no verão que naturalmente é uma estação com maior número de tempestades com raios”, explica Bruna Dutra, especialista do ELAT/INPE.

As regiões Norte e Nordeste, por outro lado, registrarão queda de 50% na incidência de raios. Atualmente, o Brasil registra uma média de 77,8 milhões de raios anualmente.

Alguns cuidados devem ser tomados para não ser vítima de raios, seja em área aberta ou dentro de casa. Na rua, por exemplo, deve-se evitar ficar embaixo de árvores ou coberturas como pontos de ônibus e varandas. “O ideal é buscar abrigo em veículos fechados, moradias e prédios ou em abrigos subterrâneos (estações de metrô ou túneis)”, afirma Bruna.

Dentro de casa também é importante se precaver. “Não se deve utilizar aparelhos conectados à energia (exemplo: celular) ou, ainda, ficar próximo (ou tocar) aparelhos conectados à energia, tomadas, janelas e portas metálicas”, detalha Bruna.

Outro fator que ajuda neste aumento na ocorrência de raios é o processo de urbanização descontrolada pelo qual as cidades passaram ao longo das décadas. “O crescimento da urbanização nas grandes cidades causa um aumento acentuado de temperatura (ilhas de calor) e o aumento da poluição”, detalha Bruna. 

Veja, no quadro a seguir, algumas lendas e inverdades sobre os raios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo