Ainda estava escuro quando milhares de fiéis lotavam a Praça da Catedral da Sé em Belém neste domingo, 5. Às 5 horas o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lourenzo Badisseri presidiu a missa que iniciou a procissão do Círio de Nazaré. Logo após, a imagem peregrina da Virgem Santa foi levada para a Berlinda, dando início ao percurso.
Assista à reportagem
Uma grande queima de fogos anunciava o Círio para milhares de devotos que participavam da principal festa do povo paraense.
A Berlinda foi conduzida pelas ruas de Belém. Os fiéis procuravam os melhores lugares para ver e saudar a Santa. As sacadas dos prédios foram enfeitadas para homenagear a Virgem. Do alto era possível observar a quantidade de pessoas que seguiam com devoção a padroeira da Amazônia. A corda que puxava a Berlinda era amparada a todo instante como um sinal da fé do povo.
No trajeto, centenas de pessoas acompanhavam a Santa pagando promessas. Muitos tiveram que ser amparados, mas sem desistir. Os mais variados objetos eram carregados como forma de agradecer a graça alcançada.
A Berlinda chegou ao seu destino, na Praça do santuário, onde permanece exposta por vários dias para veneração de fiéis. Após sete horas e meia do início da procissão, a corda que uniu os devotos foi cortada e Círio 2008, chegou ao fim, mas na alma de todo paraense, a vida continua sendo outubro.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
Leia mais
.: Cerca de dois milhões de fiéis participam do Círio de Nazaré