Veja um resumo de todo o drama vivido neste domingo, 27, na cidade de Brumadinho (MG), após a notícia do possível rompimento de outra barragem na cidade. Cerca de 24 mil pessoas foram evacuadas, deixando as áreas de risco. As buscas foram interrompidas, mas retomadas na tarde de hoje.
Confira todas as informações na reportagem de Raphael Leal:
*Até o fechamento da matéria, as novas informações do balanço da Defesa Civil não tinham sido atualizadas
As buscas por sobreviventes foram retomadas pela segunda vez neste domingo, após ficarem temporariamente interrompidas. Os trabalhos por buscas de novos corpos haviam sido retomadas às quatro horas da manhã de hoje, mas logo foram interrompidas após a sirene de segurança tocar às 05h30. O aviso era o risco de rompimento de outra barragem na cidade.
Às três horas da tarde, a Defesa Civil informou que o risco de rompimento de uma nova barragem foi descartado. As buscas então foram retomadas. Os moradores desalojados de suas casas, puderam retornar.
Um novo balanço foi divulgado na noite deste domingo pela Defesa Civil de Minas Gerais. Até o momento: 305 ainda estão desaparecidas, 192 foram resgatadas vivas. Um saldo de 58 mortos (destes, 19 pessoas foram identificadas).
A assessoria da mineradora Vale, afirma que dos 427 empregados que estavam no local, apenas 279 foram localizados. Por mais este acidente, após o que aconteceu na cidade Mariana em 2015, a empresa Vale já foi autuada com o bloqueio de R$ 11 bilhões, até o momento.
Foram 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos que invadiram os arredores da cidade de Brumadinho que possui pouco mais de 30 mil habitantes. Apesar do grande impacto na pequena cidade, o fornecimento de água para a população está garantida.
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou neste sábado a região de Brumadinho. O presidente se encontrou em Contagem com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e seguiu para a observação da área atingida. Ao retornar ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que “pode aumentar muito o número de mortos” na tragédia.
Apesar do desastre e tristeza, a solidariedade está por todos os lados. Em qualquer lugar da cidade, é possível encontrar pessoas de diversas profissões e regiões do país dispostas a ajudar com o que for possível.
Ajuda internacional também chegou. O governo israelense fretou um avião e mandou 136 soldados do Exército israelense, especializados em operações de resgate em situações extremas, para auxiliar na busca por sobreviventes. Além de especialistas em salvamento, a equipe israelense conta com cães farejadores e 16 toneladas de equipamentos, incluindo radares terrestres.
No encerramento do encontro mundial dos jovens no Panamá com a presença do Papa, Francisco demonstrou sua atenção ao desastre em Brumadinho.