CUIDADOS

Veja dicas de como evitar acidentes com box de vidro

Uma tentativa de limpeza do banheiro pode terminar em acidente. É que o box de vidro exige cuidados que vão além da estética. A repórter Vanessa Anício e o cinegrafista Daniel Camargo mostram o que fazer para evitar esse tipo de acidente doméstico.

Um susto que custou dois pontos no pé de Bianca e vários arranhões em Daiane. As missionárias, que moram juntas em Belo Horizonte tentaram fazer um ajuste no box do banheiro, mas não imaginavam que a peça poderia oferecer perigo. “Muito rápido na hora que ele houve a explosão assim no box. E aí eu fiquei paralisada porque eu percebi que eu tava cheio de vidro. O cabelo, a roupa, o braço assim, tava um pó de vidro assim que foi bem assustador, eu acho, na hora”, contou a missionária da Comunidade Canção Nova, Daiane Ramos do Carmo.

Presente em muitos lares e aparentemente inofensivo, mas se não for instalado e mantido corretamente, o box de vidro pode sim se tornar um risco real dentro de casa. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, boa parte dos acidentes domésticos acontecem no banheiro. A combinação entre piso molhado e umidade aumenta o risco de quedas que próximas ao vidro podem resultar em acidentes ainda mais graves. Por isso, todo o cuidado é pouco ao manusear o box, inclusive na hora da limpeza.

“Se eu puder colocar ali um pano nas suas beiradas e quinas para ao realizar a limpeza não bater com nada forte nele, seria o ideal justamente para evitar com que esse ponto de impacto ali gere estilhaço no vidro”, indicou o porta-voz da CBMMG, o tenente Henrique Barcellos. 

Thiago trabalha há mais de 20 anos na instalação de box e alerta para a necessidade de manter a manutenção em dia. “Tem uma norma da NBR, ela 14207. Ela especifica que todo box sendo de vidro temperado ou vidro laminado, ela fala que a cada 12 meses é ideal que se faça uma verificação desse sistema, que seria o quê? A troca das roldanas, sistema de verificação de freios, de guias, que são os os que mantém ali o box no alinhamento frontal para que ele feche de forma adequada. Não tá de da forma que foi instalado, chame alguém e faça manutenção”, explicou o técnico em vidraçaria, Thiago Carlos da Silva. 

Com a experiência veio a lição. “Vamos fazer a revisão, dos dois banheiros. São dois banheiros na casa, dois box. Então, independente se o outro não quebrou, mas vamos fazer a remanutenção de tudo”, afirmou a missionária da Comunidade Canção Nova, Bianca de Senne Perez.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo