Circuito Religioso

Vale do Paraíba lança catálogos de turismo histórico e religioso

Os catálogos dos Circuitos Turístico-Religioso, das cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista e do Vale Histórico, formado pelos municípios de Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras são lançados hoje, 23, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) e 16 parceiros de nove municípios do Vale do Paraíba (região sudeste do Estado de São Paulo).

O evento, que acontece nesta manhã, na sede do Sebrae-SP, reúne lideranças governamentais, eclesiásticas, empresariais e representantes dos atrativos turísticos envolvidos nos projetos.

No catálogo do Circuito Religioso, o leitor conhecerá em 59 páginas as principais atrações turísticas das três cidades participantes.

Aparecida se destaca pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora, que reúne, todos os anos, 8 milhões de pessoas. Visitas ao Morro do Cruzeiro e ao Porto Itaguaçu, também relacionados à padroeira do Brasil, coroam o roteiro no município.

Em Guaratinguetá, a atenção está voltada a Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, que nasceu e cresceu na cidade. Quatro atrativos a ele relacionados, além de outros quatro pontos de visitação de peregrinos estão sendo trabalhados para receber os visitantes.

Em Cachoeira Paulista, a atração é a Canção Nova, Comunidade da Renovação Carismática Católica, que recebe milhares de fiéis para atividades de oração, missas, palestras e shows.

Pontencial turístico da Região

O catálogo do Vale Histórico traz mais de 200 fotografias em 76 páginas. O grande potencial turístico da região vem de uma época áurea da economia, quando o café representava mais de 50% do que o Brasil exportava após 1850. O período de prosperidade foi aproximadamente de 1836 até 1886, quando o País produzia e exportava toneladas de grãos, utilizando a mão-de-obra de milhares de escravos.

Este período deixou na região fazendas, casarões e costumes que ainda permanecem, levando o visitante a uma volta ao rico passado do Brasil. Outro ponto alto da região é a gastronomia, que passa por influências indígena, africana, espanhola e portuguesa, com pratos para todos os gostos. Além de todo potencial histórico e cultural, as Serras da Mantiqueira e da Bocaina proporcionam um cenário natural de rios, cachoeiras e matas. Na região ainda são encontradas trilhas remanescentes abertas pelos escravos para escoamento do ouro e do café, denominado na época, o ouro negro.

Os catálogos são uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Consórcio Vale Histórico, Arquidiocese de Aparecida, Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Canção Nova, Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá, Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Centro Universitário Salesiano de São Paulo e as prefeituras dos nove municípios participantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo