Internet residencial

Uso doméstico da internet bate recorde: 21h44min por usuário

Mais um recorde na internet residencial brasileira: 21h44min por usuário. Essa é a maior marca desde setembro de 2000 e mantém o país na liderança de uso doméstico.

Em abril de 2007, o número de internautas residenciais ativos atingiu 15,9 milhões de pessoas, número 2,4% menor que no mês anterior, queda explicada por um dia a menos no mês. O número de pessoas com acesso à internet manteve-se em 25 milhões de brasileiros, enquanto o número de brasileiros com acesso à web em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) variou 0,8%, passando de 32,9 milhões para 33,15 milhões.

O Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 21h44min, 49 minutos ou 3,9% mais tempo do que em março.

O crescimento anual de horas navegadas é de 11,8%. “A influência de melhores conexões e conteúdos mais atrativos e que demandam mais tempo do usuário ajudam a explicar esse novo recorde”, comenta Alexandre Sanches Magalhães, coordenador de análise do IBOPE. “Em abril, conteúdos mais femininos, como as duas categorias “Casa e Moda” e “Família e Estilo de Vida”, além de Comunidades (4h08min, 29 minutos mais do que em março) puxaram o uso da internet para cima”, complementa Magalhães. Estados Unidos, com tempo médio por internauta residencial de 18h49min, França, com 18h32min, Espanha, com 18h30min, Japão, com 17h39min e Austrália, com 17h38min por pessoa foram os países que mais se aproximaram do Brasil, entre os 10 medidos com a mesma metodologia. Na comparação mensal entre as categorias, entre março e abril de 2007, Ocasiões Especiais cresceu 4,4%, recebendo a visita de 3,2 milhões de pessoas, especialmente a subcategoria Entregas e Filatelia (leia-se Correio, que cresceu 28%, recebendo a visita de 1,1 milhão de pessoas).

Na comparação anual, abril de 2007 contra abril de 2006, Automotivo apresentou o maior crescimento (54%), recebendo a visita de mais de 2,5 milhões de usuários. Outro destaque do período foi o crescimento da categoria Viagens e Turismo, que cresceu 43,3%, sendo visitada por 3,7 milhões de brasileiros a partir de suas residências.

Também se destaca o crescimento da categoria Casa e Moda, com subcategorias que tratam de beleza, culinária, jardinagem e imóveis (venda, locação, sites das incorporadoras, imobiliárias, entre outros sub-setores), com crescimento de 37,8% no número de usuários residenciais, somando 4,6 milhões de internautas na categoria em abril.

Em tempo de permanência nos endereços eletrônicos, os maiores crescimentos no período foram nas categorias Viagens e Turismo (44% mais tempo do que no ano passado, atingindo 27 minutos por pessoa), Entretenimento (37% mais tempo, com 2h20min por pessoa) e e-commerce (27,3% mais tempo, com 33 minutos por usuário em abril).

“Enquanto o número de internautas da internet residencial cresceu 200% desde 2000, categorias como Casa e Moda (7.500%), Viagens e Turismo (1.500%), Família e Estilo de Vida (1.450%), para citar alguns exemplos, cresceram muito mais.

Isso é um forte indicativo de que o crescimento atual da web acontece internamente, ou seja, quem já acessa realiza hoje muito mais tarefas do que no passado, e aqui, mais uma vez, a importância do aumento das conexões de banda larga fica visível, e da maior presença feminina entre os internautas”, afirma Magalhães.

Sobre o IBOPE

//NetRatings O IBOPE//NetRatings é uma joint-venture entre o IBOPE e a Nielsen//NetRatings, líder mundial em mensuração do comportamento dos usuários da Internet. A empresa está presente em 10 países, por meio do maior painel de internautas do mercado, com mais de 200 mil colaboradores (5.476 no Brasil).

Através de uma tecnologia proprietária, é capaz de medir o comportamento dos usuários, bem como a atividade publicitária on-line, e fornecer dados sobre a Internet mundial.

Mais informações em www.ibope.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo