Peregrinação

Urna com relíquias de Dom Bosco visita sede da Canção Nova

Nesta terça-feira, 8, a sede da Comunidade Canção Nova (Cachoeira Paulista-SP) recebe a visita da urna com as relíquias de Dom Bosco. Como recorda a representante da Canção Nova na Família Salesiana, Isabel Guatura, será um momento muito especial, quando a comunidade se voltará para a origem de sua vocação: “Nosso carisma nasce da raiz da vocação do carisma salesiano, nasce do próprio Dom Bosco”.

Isabel destaca que o dia da visita das relíquias coincide com o aniversário sacerdotal do fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, e com o início dos oratórios salesianos, criados por Dom Bosco. “Todo o 8 de dezembro é um dia muito especial. Além de ser o dia da Imaculada [Conceição], tem toda a história salesiana nesse dia. E, assim como a Canção Nova nasceu e tem a presença de Nossa Senhora muito perto, isto faz parte do carisma salesiano também”.

A chegada da urna na Canção Nova está prevista para as 9 horas, onde ficará até quarta-feira, 9, com despedida após a Missa das 7 horas. De acordo com Isabel Guatura, a comunidade está se preparando, em primeiro lugar, a nível espiritual, com a realização da novena em honra ao santo e, também, com toda a organização deste evento. Na terça, as relíquias serão acolhidas na entrada da cidade e conduzidas por uma carreata até a sede da Canção Nova, onde acontecerá uma cerimônia especial de recepção.

A programação do dia segue com momentos de visitação, pregações, oração, cânticos, terços mariano e da Misericórdia, pregações e, às 16h, a Santa Missa Solene, com a presença da urna, em comemoração pelo aniversário sacerdotal do monsenhor Jonas Abib.

A urna traz uma estátua do santo, com as roupas que ele utilizava para celebrar a Santa Missa. No travesseiro sobre o qual está a cabeça da imagem, encontra-se a relíquia: a mão e parte do braço direito do fundador dos salesianos. “É a mão de Dom Bosco com a qual ele abençoava e perdoava os pecados. É uma relíquia muito grande e traz um significado muito grande, porque Dom Bosco era aquele que levava e convidava as pessoas a viverem a santidade”, explica a representante da Canção Nova.

“Quando estamos na presença das relíquias de um santo, podemos pedir a intercessão dele para graças que nós temos necessidades. É um momento de muita graça, então nós podemos pedir que Dom Bosco interceda por nós”, enfatiza, ao convidar os fiéis a participarem da peregrinação da urna na comunidade.

Isabel Guatura ressalta ainda a sintonia entre monsenhor Jonas e seu “pai espiritual”, Dom Bosco. Segundo ela, a vida dos dois fundadores sempre foi uma luta pela santidade e um apelo para que as pessoas buscassem viver deste modo. Em janeiro deste ano, a Canção Nova foi reconhecida oficialmente como membro da Família Salesiana, quando a congregação reconheceu na comunidade traços do carisma salesiano.

 

Confira a programação completa:

 

Dia 8 de dezembro

9h – Celebração de acolhida a urna

10h – Momento de visitação (Com cânticos e oração)

11h – Programa “Amor Vencerá”, na presença da urna

12h – Momento de visitação (Com cânticos e oração)

14h – Palestra sobre Dom Bosco

15h – Terço da Misericórdia na presença da Urna.

15h30 – Momento de visitação (Com cânticos e oração)

16h – Missa Solene

18h – Terço Mariano (Com o quadro de Nossa Senhora Auxiliadora, explicando os detalhes em cada dezena)

19h – Momento de visitação (Com cânticos e oração)

20h – Vigília Juvenil

20h30 – Pregação: "Dom Bosco, pai da juventude"

21h30 – Momento de visitação

22h – Pregação para os jovens

Dia 9 de dezembro

7h – Missa de Encerramento da Vigília

8h – Despedida da urna com a relíquia

Leia mais

.: Fiéis podem ganhar indulgência em visita às relíquias de Dom Bosco

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo