Em outubro, a Pastoral na Universidade será instalada em todos os campi e unidades da PUC Minas. Por missão, mas, principalmente, por sua natureza católica, a ética, a valorização da dignidade humana e o desenvolvimento social são valores cativos à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Estimular, dar visibilidade e levar projetos que estão alinhados com estes princípios, para o benefício da comunidade universitária e da sociedade, são metas da Pastoral na Universidade.
Inserida em todos os ambientes da comunidade acadêmica, a Pastoral irá contribuir para a plena realização da missão da Universidade em seus projetos de extensão, pesquisa e ensino. “Ela vai continuar toda uma história que é inerente à concepção da Universidade e de sua história recente, mas que, por causa de todas as mudanças ocorridas no interior da modernidade, sentimos necessidade de dar maior visibilidade. Poderíamos dizer que é um reencontro da Universidade com suas raízes”, explica o coordenador geral da Pastoral, professor Josimar Azevedo.
O objetivo é inserir professores, alunos e funcionários em um compromisso com os valores humanos fundamentais, cultivados no interior das religiões e, principalmente, da tradição cristã, na perspectiva do aprimoramento das relações de co-responsabilidade e solidariedade dentro da comunidade acadêmica e da sociedade. “Utilizando os instrumentos próprios que a Universidade possui, queremos trazer à luz o espírito da pastoral, que é serviço ao próximo, com especial atenção aos mais necessitados, que já está presente em projetos como o Programa Cireneu, o Projeto Vida, o Beira Linha e em muitas outras ações desenvolvidas na PUC Minas”, explica o professor Josimar, que considera ser esse um marco diferencial da Universidade.
Entre os objetivos principais da Pastoral, está o de buscar o desenvolvimento humano e social dos integrantes da comunidade universitária, através de oficinas, cursos, celebrações, eventos e de projetos em benefício da sociedade. O coordenador geral explica que as atividades da Pastoral seguirão o método do “ver, julgar e agir”, complementado, ainda, com “avaliar” e “celebrar”. “Todas as atividades vão se orientar por esse método, que parte de um ver, levantamento da realidade, a partir da simples observação ou da pesquisa especializada; seguido por um diálogo desta realidade com valores éticos, religiosos e cristãos, em especial; e, por fim, pelo agir, que será a implementação de iniciativas concretas que dêem conta de salvaguardar esses referenciais de valores”, enumera o professor Josimar.
Instalação em todas as unidades e campi
Em outubro, acontecerá a instalação oficial da Pastoral em todos os campi e unidades da PUC Minas. Os campi de Poços de Caldas, Arcos, Coração Eucarístico, Guanhães e Serro; as unidades do Barreiro, São Gabriel, Betim e Contagem terão coordenadores locais e estrutura para orientar as ações da Pastoral junto à comunidade universitária e às comunidades em que a PUC Minas está inserida.
“Será um lançamento celebrativo, formativo e festivo também. É um momento especial da Universidade, desejado, estimulado e apoiado pelo grão-chanceler Dom Walmor, pelo vice-reitor, Dom Joaquim Mol, e pela Reitoria. Esse espírito tem que tomar conta da instituição. Sintam-se todos estimulados à participação da Pastoral, que é de toda a Universidade”, convida o professor Josimar Azevedo. Ele adianta que já existem projetos para a construção de espaços específicos para a Pastoral com capela, sala de reunião e atendimento em cada campi e unidade.
Programação
– Campus Arcos: 25 de outubro, às 19h (Auditório)– Unidade Barreiro: 16 de outubro, às 19h (Auditório)– Unidade Betim: 19 de outubro, às 19h (Pátio central de entrada)– Unidade Contagem: 18 de outubro, às 19h (Auditório)– Campus Coração Eucarístico: 4 de outubro, às 19h (Teatro)– Campus Poços de Caldas: 17 de outubro, às 19h30 (auditório prédio 2)– Unidade São Gabriel: 11 de outubro, às 19h (Galpão Bloco H)– Campus Serro e Guanhães: 10 de outubro, às 19h30 (Serro – Auditório da Câmara Municipal – Pça. João Pinheiro, 154)