Vídeo: Igreja de São Miguel

Um dos templos religiosos mais antigos de São Paulo é restaurado

A antiga Capela de São Miguel Arcanjo, fundada por padres jesuítas na zona leste de São Paulo no ano de 1622 e que simboliza a fundação do bairro, será finalmente restaurada. Ela preserva 90% de originalidade e é também símbolo da fundação do bairro. As obras de restauro começaram há dois anos.

Assista à reportagem

A segunda igreja erguida em São Paulo teve de passar por um processo minuncioso já que as peças e todo o conjunto arquitetônico estavam bastante desgastados. "Na tentativa de preservar as obras em madeira, encontramos muito óleo queimado que desgastou principalmente os altares. Mas agora, com este trabalho, tudo está ficando mais claro e estamos tendo uma noção exata do que os padres, naquela época, já pensavam", explica o arquiteto responsável pela obra, Alessandro Pompei.

O telhado e a parte estrutural da capela já foram restaurados, com isso, o problema de infiltração nas paredes de taipas foi resolvido.

O projeto está avaliado em R$ 3 milhões e agora, boa parte dos trabalhos estão concentrados na restauração das obras religiosas.

Cerca de 150 pessoas estão envolvidas neste trabalho e todos tiveram a chance de presenciar o encontro de fragmentos de cerâmica do período colonial, moedas do século XIX além de outros itens históricos.

O bairro de São Miguel foi fundado pelo padre José de Anchieta, em 1560. Para retomar os trabalhos evangélicos com os nativos ergueu-se uma igrejinha muito simples, que recebeu o nome de São Miguel Arcanjo, de devoção de Anchieta e padroeiro de sua terra natal, La Laguna, em Tenerife, na Espanha.

A Igreja de São Miguel, atualmente na condição de capela, é o templo religioso mais antigo da cidade de São Paulo, e uma das construções mais remotas do Estado, sendo superada pelo forte da Barra Grande de Santos e pelo de Bertioga, ambos de meados do século XVI.

"Para a comunidade o restauro desta capela é muito importante porque eles tem um carinho especial com ela e conta também parte da história de São Paulo", comenta Pompei.

O projeto de restauração da capela de São Miguel Arcanjo foi dividido em duas partes. A primeira que a recuperação de toda a parte estrutural, será entregue no mês de março. A segunda prevê a criação de um museu onde a história e os detalhes sobre a construção da igreja, estarão a disposição dos visitantes. Ainda não há previsão para a entrega do museu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo