Solidariedade

Tragédia em Suzano: centro de acolhimento atende famílias

Centro reúne informações sobre mortos e feridos e oferece às famílias envolvidas atendimento de psicólogos e outros profissionais da saúde

Denise Claro
Da redação, com colaboração de André Cunha, enviado à Suzano

Veículos oficiais deixam a escola Raul Brasil, em Suzano (SP), após a tragédia desta quarta-feira, 13./REUTERS -Amanda Perobelli

Após a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil, nesta manhã, em Suzano (SP), que deixou 10 mortos e cerca de 17 feridos, um centro de apoio e acolhimento às famílias foi montado na cidade.

O local escolhido foi a Associação Cultural Suzanense Bunkyo, de propagação da cultura japonesa, que fica localizada ao lado da escola. A prefeitura de Suzano decidiu concentrar, no Centro, as informações sobre os mortos e feridos no ataque, e disponibilizou ali o atendimento de psicólogos, psiquiatras, médicos e outros profissionais da saúde.

O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Stringhini, esteve no local. Em entrevista à TV Canção Nova, o religioso lamentou a tragédia e afirmou estar rezando pelas vítimas, seus familiares, e também pelos autores do ataque:

“Nós só podemos lamentar um fato como esse que vitimou jovens, e vitimou jovens numa escola, e vitimou jovens pela violência. Tudo o que há de pior. (…) Nossa oração a todos, e também a mensagem de que fomos feitos para a paz.”

Leia mais
.: Nota de pesar da Diocese de Mogi das Cruzes

Coletiva de Imprensa

Ainda nesta tarde, uma coletiva de imprensa foi concedida pelo Secretário de Segurança Pública, General Campos, e pelo comandante geral da PM, Coronel Salles, informando os nomes das vítimas.

Autores do Ataque:
Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos (ex-aluno da escola)
Luís Henrique de Castro, de 25 anos

Vítimas fatais:
Pablo Henrique Rodrigues (estudante)
Cleiton Antônio Ribeiro (estudante)
Caio Oliveira (estudante)
Samuel Melquíades Silva de Oliveira (estudante)
Douglas Murilo Celestino (estudante)
Marilena Ferreira Vieira Umezo (professora coordenadora)
Eliana Regina de Oliveira Xavier (agente de organização escolar)
Jorge Antônio Moraes (dono do estabelecimento fora da escola)

Feridos:
Letícia Melo Nunes
Samuel Silva Felix
Beatriz Gonçalves
Anderson Carrilho de Brito
Murilo Gomes Louro Benite
Jennifer Silva Cavalcanti
Leonardo Vinicius Santana
Adna Bezerra
Jorge Antônio de Moraes
Guilherme Ramos

Pronunciamentos

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, se pronunciou sobre o massacre em uma mensagem do Twitter, e disse que acompanhará os desdobramentos da tragédia:

“Recebo com muita tristeza a notícia de que crianças e um funcionário foram brutalmente assassinados na escola Prof. Raul Brasil, em Suzano, SP. Meus sentimentos às famílias. Expresso meu repúdio a essa manifestação de violência. Acompanharei de perto a apuração dos fatos”.

O cardeal Dom Orani João Tempesta, também pela rede social, manifestou seu pesar ao triste fato:

“Que Deus acolha, em sua infinita misericórdia, todas as vítimas do ocorrido na manhã desta quarta-feira, em Suzano, na Grande São Paulo. Rezo para que descansem em paz e que os familiares encontrem no Senhor a força necessária para este difícil momento de dor.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo