Tornado

Tornado é registrado pela primeira vez em Brasília

Passagem de tornado é inédito na capital federal e apesar dos ventos terem chegado a 95 km por hora, ninguém ficou ferido

Da redação, com Agência Brasil

tornado_em_brasilia-divulgacao_bombeiros

O tornado formou-se na região próxima ao aeroporto de Brasília e provocou danos no local / Foto: Reprodução vídeo

Um tornado foi registrado nesta quarta-feira, 01, em Brasília. É a primeira vez que há registro do fenômeno na capital federal.

Ele formou-se na região próxima ao aeroporto de Brasília e provocou danos no local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a formação do tornado e registrou ventos de 95 km por hora.

De acordo com a meteorologista Márcia Seabra, em uma escala de 0 a 5, o tornado é considerado de escala 0, ou seja, com baixo poder de destruição. Ela ainda explicou que o tornado estruturou-se após a formação de uma nuvem de tempestade.

“Estava um tempo bem instável, com condição de pancada de chuva, mas tivemos muito mais umidade e a temperatura subiu um pouco mais, formando uma nuvem de tempestade muito severa. Essa nuvem favoreceu a formação do tornado”, disse a especialista.

A meteorologista acrescentou que é difícil prever uma nova ocorrência de tornados na região. “O que podemos dizer é que, para amanhã, há condições de pancadas de chuva, descargas elétricas, rajadas de vento, mas não podemos afirmar nada sobre tornados ainda”.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o incidente é o segundo registrado no país. Em 2009, o Inmet registrou um tornado em Santa Catarina. quando ventos de 120 a 180 km/h atingiram 64 municípios do estado e obrigou a Defesa Civil a decretar situação de emergência.

Estragos

Parte da cobertura do aeroporto, bem como o toldo do estacionamento, foram atingidos. A Inframerica, concessionária do aeroporto, informou que está avaliando quantos automóveis foram danificados com a queda da estrutura e adiantou que os proprietários dos carros atingidos serão indenizados. O aeroporto ainda ficou fechado para pousos e decolagens entre as 14h26 e as 15h53.

Apesar do registro de queda de árvores e danos no aeroporto, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal não atendeu a nenhuma ocorrência em virtude dos fortes ventos.

Passagem de tornado causa estragos no aeroporto de Brasília / Foto: Elza Fiuza - Agência Brasil

Passagem de tornado causa estragos no aeroporto de Brasília / Foto: Elza Fiuza – Agência Brasil

Passagem de tornado causa estragos no aeroporto de Brasília / Foto: Elza Fiuza - Agência Brasil

Tornado causa estragos no aeroporto de Brasília / Foto: Elza Fiuza – Agência Brasil

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo