A tocha pan-americana, símbolo dos Jogos do Rio de Janeiro, foi recebida com festa hoje (12) pela população de Recife e Olinda, apesar da chuva intensa que caiu nas duas cidades desde o início da manhã. O símbolo da competição chegou às 10h30 ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na capital pernambucana, num avião da Força Aérea Brasileira.
A primeira parada foi em Olinda, onde o público lotou o centro histórico. Quem não pôde sair de casa acompanhou a passagem do cortejo aplaudindo pela janela. A prefeitura organizou uma recepção animada pelos tradicionais bonecos gigantes, passistas de frevo e caboclos de lança. O revezamento começou logo depois do meio-dia, seguindo pelos bairros Varadouro, Amparo e Bairro Novo.
Após a chegada, o ex-jogador de vôlei Bernard a entregou ao prefeito de Recife, João Paulo, e destacou a importância social dos Jogos. “O povo brasileiro é festivo, hospitaleiro e precisa desse tipo de evento para encontrar, junto à juventude, formas de alcançar melhor qualidade de vida, prevenir a marginalidade, o uso de drogas e encontrar talentos que possam representar o Brasil em qualquer competição mundial”.
Segundo Jamerson Almeida, um dos organizadores do evento, cerca de 100 pessoas, incluindo atletas, pára-atletas, artistas e estudantes foram selecionadas para conduzir a tocha. Entre eles, estão o jogador de futebol Sílvio Luís, conhecido como Kuki (do clube Náutico), a pára-atleta Suely Guimarães, recordista mundial em lançamento de disco há 14 anos, e o artista popular Manuel Salustiano Soares, o Mestre Salustiano.
Ao longo do percurso, que inclui 30 bairros das duas cidades, estão previstas apresentações típicas da cultura de Pernambuco, como frevo, maracatu e caboclinhos. A programação inclui um percurso de 46 quilômetros a pé, em sistema de revezamento, até a Praça do Marco Zero, no Recife Antigo – com parada no Palácio do Campo das Princesas, onde o governador Eduardo Campos presta homenagem à tocha.
O prefeito João Paulo acredita que a passagem da tocha por Recife e Olinda possa despertar nas crianças e jovens o interesse pela prática de atividades esportivas, “conscientizado as pessoas sobre a importância do esporte na melhoria da qualidade de vida”.
Para trazer a tocha a Pernambuco, foram investidos R$ 56 mil, sendo 40% do governo do estado, 35% da prefeitura de Recife e 25% da prefeitura de Olinda.
A tocha já está viajando pelo país há oito dias. Até a abertura dos jogos, programada para 13 de julho, no Rio de Janeiro, terá percorrido 51 cidades brasileiras. A próxima será Maceió, em Alagoas.