São Paulo

Teste que detecta dengue em 20 minutos começa em SP

Os testes serão realizados na cidade de São Paulo até março; a intenção é ajudar a identificar locais com alta transmissão

Da Redação, com Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

A partir de segunda-feira,18, todas as unidades da Rede Pública Municipal de Saúde de São Paulo darão início ao teste rápido para a detecção de quatro sorotipos de dengue. Com a técnica será possível identificar rapidamente, na fase inicial da transmissão da doença, os casos positivos e agilizar as ações de campo de combate ao mosquito. Feito o teste, o resultado sairá em 20 minutos. A iniciativa integra a campanha “Todos Juntos contra Dengue, Zika e Chikungunya”.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu da empresa BioAdvance – através de pregão eletrônico – 50 mil testes ao custo total de R$ 1.066.500,00. O resultado positivo pelo Teste Rápido confirma a doença, mas o negativo não a descarta. Neste caso, a confirmação do diagnóstico será feita pelos exames ELISA IGM e NS1 – já realizados no Município pelo Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (LabZoo).

O Teste Rápido deverá ser usado até a semana epidemiológica 10 (1ª quinzena de março), considerada como pico de transmissão da doença. Após esse período, o diagnóstico específico será feito exclusivamente através do ELISA IGM e NS1. Com a nova técnica, o sangue do paciente é coletado da mesma forma como acontece num exame de sangue tradicional. Não há limite de idade, contraindicação ou exigência prévia (como jejum, por exemplo). O material utilizado é todo descartável.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo