Evangelho em rede

Terminou hoje a conferência com especialista em cyberteologia

Padre Antônio Spadaro responde alguns questionamentos sobre evangelização na rede

Rogéria Nair
Da redação

Terminou nesta terça-feira, 29, o Encontro para Comunicadores que aconteceu na Sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O evento contou com a presença de padre italiano Antonio Spadaro, especialista em Cyberteologia.

Na tarde desta terça-feira, missionários, colaboradores, alunos da Faculdade Canção Nova e internautas puderam interagir com o sacerdote em um momento de perguntas relacionadas a evangelização no ambiente digital.

600x300-003

Frente aos questionamentos levantados, o sacerdote convidou os comunicadores a saírem dos ambientes comuns em que as pessoas tem os mesmos ideais e adentrarem locais em que há pensamentos que divergem dos próprios.

Padre Spadaro afirmou ainda que a rede social não é um produto, mas uma mentalidade, portanto não se pode fechar em uma ou outra, mas sempre estar atento às novidades que surgem.

600x300-002Questionado pelas fragilidades dos relacionamentos e pela forma com que, muitas vezes, as pessoas se expõe na internet, o sacerdote afirmou que a rede mostra a vida como é. Se a pessoa tem uma vida doente, se mostrará na rede de forma doentia; se for uma pessoa sadia, assim também será no meio digital. Segundo ele, mesmo em tempos de rede não se pode desconsiderar a história de cada pessoa. A partir das interações deve-se buscar profundidade nas relações para tratar cada indivíduo de modo particular.

Muitos são levados a pensar que os meios de convívio digital tendem a conduzir as pessoas a se isolarem do contato físico. Quanto a isso, Spadaro disse que é possível se isolar sem contar com o uso da tecnologia e que a solidão não está nas ferramentas, mas no coração.

O sacerdote convidou os evangelizadores a seguirem o exemplo do Papa Francisco e terem uma linguagem acessível aos crentes, bem como aos não crentes.

600x300-002Padre Antonio Spadaro disse ainda que é necessário buscar a compreensão de como Deus está no mundo, quer no ambiente digital ou físico, já que não há lugar onde Ele não possa entrar. Ao despedir-se, afirmou que a tarefa de um comunicador do Evangelho é viver de forma plenamente espiritual o ser comunicativo.

O sacerdote é consultor do Pontifício Conselho para a Cultura e Comunicação, doutor em Teologia, mestre em Comunicação Social e escritor dos livros ‘Cyberteologia’ e ‘Web 2.0′.

Leia também
.: Os 6 desafios para o anúncio da fé no mundo digital, segundo padre Spadaro

.: Especialista em Cyberteologia fala da visão da Igreja sobre a internet
.: Cyberteologia: o testemunho cristão no ambiente digital
.: Entrevista sobre Cyberteologia com Padre Antonio Spadaro SJ

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo