Reflexões

Termina Seminário Pan-Amazônico em Manaus

Terminou na tarde deste domingo, 09, o Seminário Pan-Amazônico, organizado pela Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, em parceria com a CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil.

O Evento contou com a participação e assessoria de Antropólogos, teólogos, biblistas, religiosos missionários que atuam região Pan-Amazônica, que inclui os países da Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

O presidente da Comissão para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), Cardeal Claudio Hummes, esteve presente em todos os momentos do Seminário, e manifestou a sua satisfação em estar com um grupo que manifesta amor pela missão na Igreja e pela Amazônia. “Cheguei aqui feliz e volto mais feliz ainda por encontrar pessoas tão entusiasmadas e comprometidas com os povos desta terra e com a defesa da vida”, afirmou.

Dentre as palestras, a teóloga Irmã Vera bombonato relatou sobre o papel da teologia no processo de reflexão sobre os desafios, importância e missão na Amazônia. "A teologia ocupa um lugar central por ser a inteligência da fé, pois ajuda a compreendê-la. Ela tem também a função de iluminar a nossa práxis; traz Deus mais para perto de nós. Essa é a sua função da teologia: iluminar os caminhos, trazer Deus mais para perto de nós, ajudar a compreender o momento histórico, o projeto de Deus afim de que este possa ser realizado".

Outro tema apontado foram os desafios da missão na realidade dos países que compõem o bioma amazônico tem sido desafiantes pelas dificuldades sócio-políticas e econômicas: “Estamos trabalhando numa fronteira, e fronteira supõe sempre relações com governos diferentes, cada um com sua realidade, com suas leis, sua maneira de ser, famílias dos dois lados da fronteira o que gera constantes conflitos; a maioria dos caminhos é via rio, o que gera dificuldades; a guerrilha na divisa com Colômbia e Equador. Ser missionário é como diz nosso carisma, é levar a consolação que vem de Deus, por meio da Virgem Maria”, disse o Irmão Julio Caldeira que atua na tríplice fronteira: Colômbia, Equador e Peru.

O Seminário contou, ainda com a participação e colaboração do sacerdote Jesuíta, padre Fernando, membro da Equipe Itinerante na Amazônia. O sacerdote ressaltou em sua fala a importância da formação mística e profética para a missão Amazônia. "Uma espiritualidade para a missão nas fronteiras requer uma atitude de profunda confiança no amor do Pai", disse.

Os participantes elaboraram uma mensagem final para a Igreja, a Vida Religiosa e a sociedade em geral, com a definição de linhas de ação, estratégias e atividades que garantam a inter-institucionalidade e intercongregacionalidade para uma Evangelização nos países afins, em vista da defesa da vida. O segundo Seminário Pan-Amazônico acontecerá em 2013.   

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo