As nove oficinas realizadas no Seminário Igreja, Comunidade de comunidades apresentaram, na manhã de sábado, 30, os resultados de dois dias de trabalho, encerrando o evento organizado pelo Instituto Nacional de Pastoral (INP), órgão de assessoria da CNBB.
O diretor do INP, padre Agenor Brighenti, presidiu a Celebração Eucarística e destacou, em sua homilia, a importância do seminário que termina hoje. "As comunidades têm a força de nos convocar aqui", disse. "Esta eucaristia se torna também no nosso momento de envio".
"As comunidades nos remetem à experiência original das primeiras comunidades cristãs", afirmou padre Agenor. O teólogo lembrou os mártires das comunidades da América Latina. "Com seu engajamento, as comunidades são sinal de contradição. Nelas muitos chegaram ao martírio", recordou.
O Seminário, realizado no Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo, teve início na quarta-feira, 27. Dos 260 inscritos, participaram 236 pessoas, na sua maioria padres, coordenadores diocesanos de pastoral.
Leia mais
.: Novas comunidades: resposta dos cristãos ao individualismo