Semana Teológica em Curitiba

Teologia litúrgica oriental e ocidental é tema de encontro no PR

O Diretório Acadêmico da Faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum, da Arquidiocese de Curitiba (PR), promove desde segunda-feira, 12, até o dia 15 de setembro a 33ª Semana Teológica. Com o tema "Teologia litúrgica oriental e ocidental nas raízes de uma só fé", o evento tem como meta trabalhar a teologia litúrgica do ocidente e do oriente com suas diferenças e pontos de unidade que levam a um mesmo objetivo: Cristo.

De acordo com o missionário claretiano e organizador responsável pelo evento, Thiago Agostinis, durante as atividades da semana serão apresentados os contextos históricos de ambos os ritos dentro da Igreja Católica, cantos, iconografia, a teologia do rito e a espiritualidade, proporcionando ao público um conhecimento "dos pulmões da Santa Igreja Católica". Dentre os convidados, destacam-se as presenças de Dom Igor Wozniak, arcebispo de Lviv, na Ucrânia, e do professor padre Lubomir Zak, vice-decano da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Para Agostinis, o tema escolhido para este ano foi bastante oportuno, uma vez que no Brasil de 31 de agosto e 4 de setembro foi realizado o "Sobor", ou seja, o Sínodo da Igreja Ucraniana Greco-Católica na cidade paranaense de Prudentópolis. Segundo ele, trata-se de um evento de enorme magnitude eclesial, uma grande assembleia da Igreja Ucraniana de todo mundo, convocada e dirigida pela autoridade máxima, o arcebispo maior e cardeal Dom Lubomyr Husar.

"Deste modo, para promover um debate da teologia litúrgica ocidental e oriental, e visando expor alguns de seus pontos comuns no sentido da promoção da fé, pensamos na possibilidade de convidar bispos e sacerdotes representantes do rito ucraniano, tais como representantes também do rito latino, nas suas várias áreas teológicas: liturgia, eclesiologia, pastoral, história, espiritualidade e desafios de evangelização", destacou o missionário.

Para finalizar, Agostinis afirma que esta iniciativa é uma boa oportunidade de novos e frutíferos questionamentos e uma maneira da Igreja crescer rumo ao tema da discussão: a unidade da fé, nas duas raízes latina e ucraniana. "Acreditamos que estamos contribuindo para que o povo de Deus, comunidade orante, possa perceber o quanto há de importante em ambos os ritos que nos unem como família cristã tendo como alimento o próprio Jesus", concluiu.

A semana será realizada até quinta-feira, 15, sempre das 8h às 11h20 e das 19h30 às 22hs, nas dependências da faculdade, no bairro Rebouças, em Curitiba. A capacidade máxima por período é de 180 pessoas. Na inscrição tem uma opção de participação integral ou somente no turno da noite. Mais informações pelo telefone (41) 3224-5467.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo