Liturgia

Tempo Pascal é tempo de alegria e paz, mesmo em meio à pandemia, diz padre

Padre Reginaldo Carreira falou sobre a vivência do Tempo Pascal, que vai até Pentecostes

Denise Claro
Da redação

A Igreja vive o Tempo Pascal, que teve início na Celebração da Vigília Pascal, e vai até o Domingo de Pentecostes.

Maior festa da Igreja, a Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus. No tempo pascal, a liturgia recorda aos fiéis momentos da presença do Senhor que, ressuscitado, aparece aos discípulos e fala a eles sobre Sua missão.

Padre Reginaldo Carreira comenta que são vários contextos especiais, como o momento em que os discípulos encontram Jesus, seguido da chegada de Tomé:

“Temos aí uma grande profissão de fé, que é, inclusive, uma Profissão de Fé litúrgica. Tomé é chamado a tocar no lado, nas marcas de Jesus, e nós vemos ali também a nossa experiência de fé. Cada um de nós tem uma maneira de viver a fé, trata-se de um processo de fé, e Tomé precisou ver para crer. Jesus questiona isso, mas, na verdade, todos nós deveríamos nos perguntar, pois, em muitos momentos da vida, também precisamos ver para acreditar. E Jesus diz: ‘Bem-aventurados aqueles que conseguem crer sem ter visto'”.

Tempo de Alegria

Padre Reginaldo sugere que os cristãos, neste Tempo Pascal em especial, vivam o que o Papa Francisco propôs para este tempo: a alegria.

“O Papa Francisco têm falado de como a gente deve viver nesse contexto de pandemia, com alegria. Pode ser estranho falar de alegria em meio à dor e ao luto, até levando em consideração que o mundo todo vive isso, alguns lugares da Europa vivem de forma muito forte, mas ele diz que tem sentido falar da alegria.”

O sacerdote explica que a alegria vai além de um sentimento do tempo presente. “Temos o Céu como nossa meta, nosso futuro, nosso lugar, mas também a alegria de sermos discípulos, de saber que Jesus está conosco sempre”, lembra.

O Tempo Pascal é, portanto, um tempo de reflexão da Palavra de Jesus. É como a missão do cristão que, enquanto batizado, na Vigília Pascal renovou as promessas do batismo, e, neste tempo, tem a oportunidade de demonstrar a força e a alegria de sua fé em meio às dificuldades.

Tempo de Paz

Jesus ressuscitado, quando aparece aos discípulos, apresenta em suas primeiras palavras a paz. “A Paz esteja com vocês!”.

Padre Reginaldo afirma que a alegria e a paz são frutos daquele que teve uma experiência com Jesus ressuscitado.

“Então, testemunhar a paz deve ser a nossa meta neste tempo. A paz e a alegria, essas duas coisas. Quando a gente fala de paz, nós precisamos ter essa noção de que a paz não é ausência de problemas, guerras, dificuldades. A paz no sentido cristão não é a ausência desses problemas”.

O religioso reforça que não há como se “tirar”a cruz de cada dia, e que sem cruz não há salvação, mas recorda que Jesus, ao ressuscitar, trazia as marcas da cruz:

“Jesus fala pra gente pegar nossa cruz e seguir. Podemos vê-Lo ressuscitado, mas com as marcas da cruz. Jesus poderia ter ressuscitado sem as chagas, mas Ele aparece ressuscitado com as marcas daquilo que viveu. Da mesma forma, nós, muitas vezes, somos levantados, mas temos as marcas daquilo que a gente viveu. Essa é a paz da presença de Deus. Que permaneçamos, neste tempo, na paz da presença de Deus, anunciemos a alegria de Jesus ressuscitado, num coração que confia em Deus em meio a toda e qualquer dificuldade.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo