Cerimônia de posse presidencial

“Temos uma nação para reconstruir", afirma novo presidente do Brasil

Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira, 1, pelas mãos do agora ex-presidente, Michel Temer, a faixa presidencial

Da redação

A primeira-dama, Michele Bolsonaro, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, após passagem da faixa presidencial nesta terça-feira, 1/ Foto: Reuters/ Sergio Moraes

Michel Temer passou a faixa presidencial à Jair Messias Bolsonaro no final da tarde desta terça-feira, 1. A cerimônia foi iniciada com a tradicional subida da rampa do Palácio do Planalto, por parte de Bolsonaro e seu vice, General Mourão – ambos acompanhados de suas respectivas esposas. O presidente Michel Temer e a primeira-dama, Marcela Temer, recepcionaram os casais. Todos seguiram para o parlatório, local onde foi passada a faixa presidencial.

Em um breve discurso a primeira-dama, Michele Bolsonaro, qualificou o momento como especial para o país e agradeceu os brasileiros por todo o apoio e carinho desde o início da campanha eleitoral, realizada em 2018. Michele recordou os desafios enfrentados junto de seu marido, o novo presidente do país, e agradeceu a oportunidade de exercer, agora de maneira mais significativa, os trabalhos sociais que lidera. Ao final de seu discurso, a primeira-dama falou de maneira especial à comunidade surda e aos deficientes: “Vocês serão valorizados e terão seus direitos respeitados”.

Após as palavras de Michele, foi a vez de Jair Bolsonaro dirigir um discurso a todos os presentes. “Juntos faremos o Brasil ocupar o lugar de destaque que ele merece no mundo, trazer paz e prosperidade para o povo”, afirmou. O novo presidente se comprometeu a responder aos seus eleitores com comprometimento e mudança. “Renovaremos a esperança!”, garantiu.

Leia também
.: Jair Messias Bolsonaro é empossado presidente do Brasil

O presidente frisou a necessidade de um trabalho conjunto dos três poderes e da população, e falou sobre respeito aos princípios do estado democrático. Sobre a transformação do país, Bolsonaro reafirmou as qualidades e potenciais do Brasil, citou os recursos minerais abundantes e o vasto território brasileiro.

“Temos uma nação para reconstruir. Os primeiros passos já foram dados, fui eleito com a campanha mais barata da história. Conseguimos montar um governo sem conchavos e acertos políticos, com ministros técnicos e capazes”, continuou o presidente. “A corrupção e os privilégios precisam acabar. Favores politizados devem ficar no passado para que o governo e a economia sirvam à população. Os interesses dos brasileiros devem estar em primeiro lugar”, argumentou.

Bolsonaro também recordou o enfrentamento da crise econômica e os altos índices de desemprego, falou em ampliação da infraestrutura e afirmou que a desburocratização industrial, e o  cuidado com a segurança serão prioridades de seu governo. Sobre a educação, o presidente revelou a intenção de investir em grande proporção na educação básica: “Temos que nos espelhar em nações que são exemplo para o mundo e que encontraram, na educação, a prosperidade”.

Por fim, Bolsonaro reforçou sua busca por um novo tempo para o Brasil e para os brasileiros, e o desejo de restabelecer a ordem e o desenvolvimento dos potenciais do país. “Perseguirei o objetivo de tornar o país próspero e seguro (…). Peço ao bom Deus que nos dê sabedoria para conduzir a nação!”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo