Presidente Interino

Temer assume a presidência e anuncia novos ministros

O vice-presidente Michel Temer assumiu interinamente a Presidência da República e já anunciou 22 novos ministros, por meio de sua assessoria

Da Redação, com Reuters

temer_notificado

O presidente em exercício recebe notificação do senado./Foto: Assessoria de imprensa Michel Temer

Temer foi comunicado nesta quinta-feira, 12, sobre a decisão do Senado de dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e o consequente afastamento dela do cargo por até 180 dias.

Com plenos poderes de nomear a equipe de governo e gerenciar o Orçamento da União, Temer anunciou os novos ministros. Entre eles estão: Henrique Meirelles (Fazenda), Romero Jucá (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

A comunicação foi feita pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário do Senado, no Palácio do Jaburu, logo após o parlamentar ter entregue a Dilma no Palácio do Planalto a notificação sobre a decisão do Senado.

Segundo o senador, ao receber o comunicado, Temer “se comportou de forma, como sempre, muito elegante, muito receptivo e muito esperançoso”, tendo vários novos ministros, entre eles Padilha e Meirelles, ao seu lado.

Pouco depois, sua assessoria divulgou a lista com os ministros já definidos, que tomarão posse nesta tarde. Temer deve fazer uma breve pronunciamento. Segundo Padilha, o presidente interino deve apresentar os rumos do novo governo, e a partir de amanhã,  Meirelles e outros ministros anunciarão medidas.

De acordo com Jucá, o presidente interino provavelmente realizará sua primeira reunião ministerial já nessa sexta-feira, 13.

A decisão do Senado de dar prosseguimento ao processo de impeachment de Dilma e, por consequência, afastar a petista do cargo por até 180 dias foi tomada nesta manhã, por 55 votos a favor e 22 contra, em uma sessão que virou a madrugada e teve quase 21 horas de duração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo