Conta de Luz

Tarifa de energia terá bandeira verde a partir de 16 de abril 

A partir do próximo mês, a conta de luz deve ter redução de 20% com extinção da taxa extra na tarifa de energia

Da Redação, com Agência Brasil 

tarifa de energia será com bandeira verde a partir de 16 de abril

Conta de luz não terá cobrança extra a partir do dia 16 de abril / Foto: Imagem de Free Photos por Pixabay

Nesta quarta feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica, que esteve em vigor desde setembro do ano passado. A bandeira passou a gerar uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora ( kWh) consumidos. Não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz, com o fim da bandeira. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de Abril. 

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte de energia elétrica do país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos. 

 “Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do Ministério de Minas e Energia (MME).

Já existia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final do mês. Porém, a medida anunciada antecipa a redução em aproximadamente 15 dias. Na perspectiva do governo, a bandeira verde deve vigorar até o final do ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo