SANTA MISSA

Somos alimentados pela palavra de Deus, diz bispo na Assembleia

Dom Genival Saraiva França presidiu a homilia deste terceiro dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Monique Coutinho
Da redação

DOM GENIVAAL

Dom Genival Saraiva França preside a homilia nesta sexta-feira, terceiro dia da Assembleia da CNBB / Fonte: Reprodução TV Canção Nova

Nesta sexta-feira, 17, o Bispo Emérito de Palmares (PE), Dom Genival Saraiva França, presidiu a homilia do terceiro dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Ele inicia sua reflexão saudando a todos os bispos e aos demais, que através dos meios de comunicações, estão unidos pela fé.

O Bispo afirma que todos ali presentes estão em oração, e, providencialmente as Assembleias Gerais da CNBB acontecem logo após a Páscoa, portanto, encontram na ressurreição de Jesus a razão da fé, a causa da missão de anunciar o evangelho e o sentido de serem testemunhas de Jesus ressuscitado.

A Eucaristia é fonte de comunhão e unidade, segundo Dom Genival, e por isso, todos os religiosos e cristãos vivem essa experiência de oração como povo de Deus. “Somos alimentados pela palavra de Deus que acolhemos com espírito pascal e pela Eucaristia que recebemos como ceia pascal, fortalecendo-nos em nossa caminhada de peregrinos famintos”.

Depois da ressurreição, a perseguição a Jesus prosseguiu na pessoa de seus apóstolos e discípulos. “Sobre eles também recaiu o peso da intransigência religiosa e da cumplicidade do poder temporal”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

A Igreja por natureza e missão, deve ter Jesus como exemplo, tendo atitudes de compaixão e gestos misericordiosos. O dever da Igreja é de lutar pela superação da fome. “Deve-se multiplicar os serviços de amor solidário, generosos e compassivos, a irmãos e irmãs que tem a mente sedenta de luz e de verdade e o corpo faminto de pão e justiça”.

Dom Genival afirma que as relações interpessoais e institucionais que tem Deus como centro não desaparecem e que sentimentos palavras e gestos falam dessa proximidade.

Ao finalizar, o Bispo Emérito pede para que uns rezem pelos outros. “Por isso rezemos, rezem uns pelos outros. Ao invocar a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pedimos a Deus que acolha nossa oração de gratidão pelos inúmeros benefícios que recebemos de sua bondade e nossa oração de suplica, para que podemos ser sinais de seu amor misericordioso”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo