Dom Genival Saraiva França presidiu a homilia deste terceiro dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil
Monique Coutinho
Da redação
Nesta sexta-feira, 17, o Bispo Emérito de Palmares (PE), Dom Genival Saraiva França, presidiu a homilia do terceiro dia da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Ele inicia sua reflexão saudando a todos os bispos e aos demais, que através dos meios de comunicações, estão unidos pela fé.
O Bispo afirma que todos ali presentes estão em oração, e, providencialmente as Assembleias Gerais da CNBB acontecem logo após a Páscoa, portanto, encontram na ressurreição de Jesus a razão da fé, a causa da missão de anunciar o evangelho e o sentido de serem testemunhas de Jesus ressuscitado.
A Eucaristia é fonte de comunhão e unidade, segundo Dom Genival, e por isso, todos os religiosos e cristãos vivem essa experiência de oração como povo de Deus. “Somos alimentados pela palavra de Deus que acolhemos com espírito pascal e pela Eucaristia que recebemos como ceia pascal, fortalecendo-nos em nossa caminhada de peregrinos famintos”.
Depois da ressurreição, a perseguição a Jesus prosseguiu na pessoa de seus apóstolos e discípulos. “Sobre eles também recaiu o peso da intransigência religiosa e da cumplicidade do poder temporal”.
Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil
A Igreja por natureza e missão, deve ter Jesus como exemplo, tendo atitudes de compaixão e gestos misericordiosos. O dever da Igreja é de lutar pela superação da fome. “Deve-se multiplicar os serviços de amor solidário, generosos e compassivos, a irmãos e irmãs que tem a mente sedenta de luz e de verdade e o corpo faminto de pão e justiça”.
Dom Genival afirma que as relações interpessoais e institucionais que tem Deus como centro não desaparecem e que sentimentos palavras e gestos falam dessa proximidade.
Ao finalizar, o Bispo Emérito pede para que uns rezem pelos outros. “Por isso rezemos, rezem uns pelos outros. Ao invocar a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pedimos a Deus que acolha nossa oração de gratidão pelos inúmeros benefícios que recebemos de sua bondade e nossa oração de suplica, para que podemos ser sinais de seu amor misericordioso”.