Boletim da Defesa Civil do estado

Sobe para 130 número de cidades em situação de emergência no Paraná

Defesa Civil atualiza número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas, no Paraná

Da redação, com Agência Brasil

Subiu para 130 o número de cidades  no Paraná, segundo informou o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado – até as 10h desta terça-feira, 10, eram 79 municípios. Há 438.880 pessoas afetadas pelas chuvas no estado. Segundo a Defesa Civil, nove pessoas morreram, 30 ficaram feridas e seis desapareceram.

De acordo com planilha de ocorrência, o município com o maior número de afetados é Cascavel, com 150.050 atingidos. Em São Mateus do Sul, 800 foram desabrigados por alagamento, o maior número do estado. A planilha mostra que essas 800 pessoas permanecem em abrigos.

A capital, Curitiba, tem 16.804 afetados pelas chuvas intensas e 480 desalojados. No total, foram 3.509 residências danificadas.

A Defesa Civil, que trabalha nesta tarde, com a entrega de donativos, informou que o município de União da Vitória, no extremo sul do estado, corre o risco de ser enquadrado como calamidade pública. São 8 mil pessoas afetadas. A cidade fica à beira do Rio Iguaçu. A prefeitura pediu uma análise do comprometimento do município, para saber o que foi afetado em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). A análise também está sendo feita na tarde de hoje.

Nesta terça-feira, 10, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 140 mil para o estado. Segundo a assessoria da pasta, os recursos serão destinados à compra de cestas de alimentos. Novas solicitações devem ser feitas, serão avaliadas e liberadas posteriormente.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não haverá chuvas significativas no estado até quinta-feira, 12. A frente fria, que estava estagnada principalmente na região dos Campos Gerais, a mais prejudicada pelos altos níveis de chuva desde a última quinta-feira, 5, começou a avançar para o oceano, em direção a São Paulo, na madrugada de segunda-feira, 9, o que afasta o risco de novas enchentes.

De acordo com o Simepar, a tempestade que provocou sérios estragos foi um evento muito intenso, recorde no Paraná desde 1997.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo