Crise Hídrica

Sistema Cantareira opera com 11,7% de sua capacidade

O nível do Sistema Cantareira fica estável pelo terceiro dia consecutivo, operando com 11,7% de sua capacidade

Agência Brasil

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, manteve-se nesta quarta-feira, 4, pelo terceiro dia consecutivo, em 11,7% de sua capacidade de operação.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as captações de chuva acumulam neste mês de março 2,1 milímetros (mm), abaixo do volume registrado em igual período do mês passado (44 mm). A média histórica para este mês é 178 mm.

As pancadas de chuva podem voltar a ocorrer nesta quarta-feira em parte da Região Sudeste, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), podendo atingir áreas onde se localizam algumas nascentes que ajudam a alimentar a primeira cota da reserva técnica, na qual está sendo retirada a água para distribuição na Grande São Paulo e parte da capital paulista.

A Sabesp informou que o número de pessoas atendidas pelo Sistema Cantareira oscila de 6,2 milhões a 6,5 milhões, em razão das reduções ocasionais de pressão sobre a vazão.

No Sistema Alto Tietê, o nível também ficou estável em 18,9%. Desde o começo do mês, o sistema acumula 21,3 mm de chuva. Para todo o mês, são esperados 172,4 mm. Nos demais mananciais administrados pela Sabesp, dois apresentaram quedas e dois tiveram elevação no armazenamento. Na Represa de Guarapiranga, o índice subiu de 62,8% para 63%; no Rio Claro, de 38,4% para 38,5%; no Sistema Rio Grande, o volume baixou de 85,7% para 85,4% e no Alto Cotia, de 40,9% para 40,8%.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo