Neste final de semana

Simpósio Vocacional é realizado, virtualmente, no Brasil

As cinco regiões do país participam simultaneamente do Simpósio Vocacional, conectadas virtualmente por meio de videoconferência

Da redação, com CNBB

Simpósio Vocacional é realizado, virtualmente, no BrasilNeste final de semana, 16 a 18, acontece o Simpósio Vocacional que, neste ano, é realizado de forma simultânea, por meio de videoconferência, em cinco regiões do país.

O encontro virtual reúne a região Sul  (S1, S2, S3 e S4), a região Nordeste (NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5), a região Norte (N1, N2 e NO), a região Centro-Oeste  (CO, N3, O1 e O2) e a região Leste  (L1 e L2),  por meio da plataforma digital Episcopo.net.

O evento, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, tem como objetivos fomentar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário como legado batismal, na comunhão e complementaridade de vocações e ministérios na comunidade eclesial.

O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, explica que este simpósio em formato virtual quer favorecer a maior participação das lideranças do Brasil que atuam no trabalho com as vocações. “A questão vocacional é vital para a Igreja, sem vocações a Igreja não vive”, disse o bispo.

O Simpósio será, também, um momento para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964). Também serão recordados, em âmbito continental, dois Congressos Vocacionais da América Latina e Caribe (1994 e 2011), dois Anos Vocacionais (1983 e 2003) e três Congressos Vocacionais (1999, 2005 e 2010), em âmbito nacional.

Formação no Brasil

O Simpósio integra o 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB (Documento 95, p. 48) e é  assumido por todos os membros da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV), do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), do Setor Juventude, da Pastoral Familiar, da Catequese e do Movimento Serra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo