Defesa da Vida

Simpósio Nacional "Juntos pela Vida" busca denunciar cultura de morte

Objetivo do Simpósio é denunciar a cultura de morte e promover a defesa da vida

Denise Claro
Da redação

II Simpósio Nacional Juntos pela Vida acontecerá na Canção Nova em Cachoeira Paulista neste final de semana/ Foto: Canção Nova

Neste final de semana, aconteceu na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o II Simpósio Nacional Juntos pela Vida. O objetivo do evento é denunciar a cultura de morte e promover a defesa da vida, além de reunir participantes ligados à causa.

O tema desta edição é “Contemplando a verdade, apontando o erro e ordenando todas as coisas”. A proposta é formar e informar os participantes sobre a cultura de morte que vêm sendo implantada no mundo, e sobre as estratégias que estão sendo usadas para que isso aconteça.

Tiba Camargos, missionário da Comunidade Canção Nova e idealizador do Simpósio, fala sobre a importância do evento. “São momentos assim que despertam a consciência das pessoas, e as formam para saber o que está acontecendo e para entender todo essa movimentação contra a vida humana, dando também a elas meios para responderem positivamente na luta pela vida. A gente só vai construir uma cultura da vida se tomar consciência primeiro de como acontece essa cultura da morte, como uma estratégia de guerra.”

Dentre os palestrantes do evento, estão padre Paulo Ricardo, da arquidiocese de Cuiabá; Dra. Elisabeth Kipman, médica ginecologista e membro da comissão de bioética da CNBB; Paulo Fernando Melo, advogado e vice-presidente da Associação Pró-Vida; e a professora Andréia Medrado.

Padre Paulo Ricardo recorda que a sociedade atual está se distanciando dos valores cristãos e, mais ainda, se desumanizando. “É importante que nós nos unamos para debater, estudar e entender o movimento internacional que parece lutar contra a vida e contra a família natural, como nós a conhecemos.”

Dra. Elisabeth Kipman lembra que eventos como o Simpósio são fundamentais, pois tratam da defesa da vida. “Lutar pela vida em primeiro lugar reconhecendo que ela precisa ser defendida, e defendida com luta. Uma luta pessoal que significa assumir na própria existência atitudes que mostrem que a vida vale sempre a pena, e que a vida deve ser sempre defendida”.

Temática do evento

Tiba Camargos é missionário e idealizador do Simpósio./ Foto: Canção Nova.

Sobre o tema do evento, Tiba comenta que vem de São Tomás de Aquino. “Ele fala que esse é o ofício do sábio. Contemplar a verdade que está dentro do homem, essa verdade que é o próprio Deus. Apontar o erro é a denúncia por amor à verdade e por amor às pessoas. E ordenar todas as coisas é identificar e reconhecer a hierarquia das virtudes, dos valores, colocando cada coisa em seu lugar.” 

Dra. Elisabeth complementa ressaltando que tudo deve ser feito com muita sabedoria. “É preciso se dedicar, silenciar os ruídos externos, os ruídos da grande mídia, e descobrir a verdade dentro de nós e com o conhecimento esclarecido, baseado na ciência, na fé e na filosofia verdadeira, ordenando todas as coisas oferecendo nosso suor, nosso esforço para isso. Nunca com violência, mas sempre com amor.”

A programação do evento, além das palestras, momentos de oração e a Santa Missa, conta com o show “Juntos pela Vida”.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo