Nova presidência assumiu hoje com Lula como presidente e Alckmin como vice pelos próximos quatro anos
Jéssica Marçal
Da Redação
Neste domingo, 1º, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como presidente do Brasil para os próximos quatro anos. Ele e seu vice, Geraldo Alckmin, foram empossados em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal. “União e reconstrução” é o slogan do novo governo.
Lula e Alckmin desfilaram em carro aberto até o Congresso, acompanhados de suas esposas, a primeira-dama Rosângela da Silva — Janja —, e Lu Alckmin. A posse oficial foi no Plenário da Câmara, presidida pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional.
Antes do início da sessão, houve uma pequena homenagem com um minuto de silêncio pelo falecimento recente de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e de Bento XVI, Papa Emérito. O protocolo seguiu com a execução do Hino Nacional. Lula e Alckmin prestaram, então, o compromisso constitucional, ou seja, o juramento de respeito às leis e à Constituição. Assinado o termo de posse, o Congresso Nacional declarou Lula e Alckmin formalmente empossados nos cargos de presidente e vice-presidente da República.
Discurso de posse
Em seu pronunciamento no Plenário da Câmara, Lula ressaltou a mensagem de esperança e reconstrução, renovando seu compromisso de fazer um país para todos. Lula também falou de combate à fome, compromisso com a democracia, educação, meio ambiente e cooperação com países da África, entre outros temas.
A cerimônia seguiu com o discurso do senador Rodrigo Pacheco e encerrada em seguida. Na sequência, Lula se dirigiu ao Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial e discursou no Parlatório para o público que acompanhava a cerimônia na Praça dos Três Poderes. No discurso, reiterou que é tempo de união e reconstrução no país. A estimativa aguardada era de cerca de 300 mil pessoas. Depois, cumprimentou os chefes de Estado e de Governo presentes na cerimônia.
Terceiro mandato de Lula
Lula e Alckmin foram eleitos no dia 30 de outubro de 2022 e diplomados em 12 de dezembro do mesmo ano. Esse será o terceiro mandato de Lula como presidente, depois de ter governado o Brasil de 2003 a 2011. Já Alckmin chega à presidência, como vice, pela primeira vez.
Posse de governadores
Além do presidente, também tomam posse, neste domingo, governadores e vices de 26 estados e do Distrito Federal. Eleitos em outubro de 2022, eles estarão à frente dos estados também pelos próximos quatro anos.