Dom Sérgio da Rocha

"Ser padre e formador dos futuros presbíteros é dom de Deus"

A primeira Missa matinal da 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, nesta quinta-feira, 23, foi presidida pelo Arcebispo de Teresina (PI) e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Na celebração, o arcebispo pediu a graça do Espírito Santo para que as diretrizes discutidas entre os membros da Assembleia deem vida à vida dos presbíteros no seguimento de Jesus Cristo. O presidente da celebração também lembrou dos seminaristas e presbíteros das igrejas locais e agradeceu o dom da vocação sacerdotal de cada um deles.

Durante a homilia, o prelado louvou a Deus pelos vocacionados sacerdotais e recordou aos presentes que manifestar a ação de graças na Eucaristia significa reconhecer que ser padre e formador dos futuros presbíteros é um dom de Deus. Ainda sobre a formação sacerdotal, o arcebispo falou sobre as dificuldades da missão e disse que os seminaristas e presbíteros jamais devem deixar de reconhecer a graça que receberam por meio da Igreja a fim de crescerem sempre mais na vocação. “Diante dos desafios, não podemos recuar nem temer, pois, como os apóstolos e mártires, contamos com o Espírito Santo”, afirmou Dom Sérgio da Rocha. [Leia e ouça a homilia]

Veja mais fotos no

Flickr

Segundo o celebrante, os seminários e presbitérios devem ser espaços privilegiados do encontro com Jesus Cristo, que anima a vivência da vocação e da missão. “Sejam os seminários e presbitérios lugares onde se cultiva a comunhão com o Senhor”, orientou.

Sobre os trabalhos realizados no dia de hoje, a comissão responsável apresenta o tema central da 47ª Assembleia Geral da CNBB: “Formação Presbiteral: desafios e diretrizes”. A apresentação será na primeira sessão da manhã, seguida de estudo e trabalhos em grupos. Os 330 foram divididos em 20 grupos para debater o texto do novo documento que tratará da formação dos presbíteros na Igreja do Brasil. Trata-se da revisão do Documento 55 da CNBB – Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil, em vigor desde 1995.

Ao final da Santa Missa, Dom Sérgio confiou ao Senhor o dia e entregou nas mãos d’Ele todas as atividades e o trabalho de formação presbiteral. “Contamos com a luz do Espírito Santo e com os irmãos unidos a nós em nossas famílias e em nossa comunidade”, concluiu o arcebispo.

Leia mais

.: Coletiva destaca atualização do documento sobre formação dos padres
.: Núncio fala sobre tema central da assembleia
.: Assembleia da CNBB pode ser acompanhada pelo Twitter

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo