Tramitação

Senado deve votar hoje projeto da reforma trabalhista

Presidente do STF rejeitou mandado de segurança que pedia suspensão da tramitação e, com isso, projeto segue na pauta dos senadores

Da Redação, com Agência Senado

O Senado deve votar nesta terça-feira, 11, o projeto da reforma trabalhista. O assunto segue na pauta dos senadores após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, ter rejeitado nesta segunda-feira, 10, um mandado de segurança do senador Paulo Paim (PT-RS) que pedia a suspensão da tramitação da reforma trabalhista (PLC 38/2017). 

Os senadores que se opõem à reforma proposta pelo governo Temer já apresentaram 33 requerimentos para votação em separado e diferentes trechos. Para cada um deles, o Plenário deverá decidir se aceita a solicitação e, caso aceite, deverá decidir se mantém o dispositivo específico dentro do texto.

A argumentação de Paim é que a proposta da reforma trabalhista incorre em renúncia de receita para o governo federal e, portanto, precisaria estar acompanhada de uma estimativa de impacto orçamentário e financeiro. Caso contrário, os senadores poderiam suspender a tramitação para analisar a compatibilidade fiscal do projeto.

Essa determinação foi criada pela Emenda Constitucional 95, que estabeleceu o Novo Regime Fiscal. Ela resultou da chamada “PEC do teto de gastos” e foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2016.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo