Homenagem

Senado comemora 33 anos da Comunidade Canção Nova

O Senado vai comemorar, na próxima terça-feira, 27, no período do expediente, os 33 anos de fundação da Comunidade Canção Nova. O requerimento com a proposta de homenagem foi apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Os cofundadores da Comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim e Luzia Santiago, irão representar a instituição na cerimônia.

Criada em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib, a Comunidade Católica Canção Nova tem sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP). Atualmente tem mais de mil membros, entre os quais sacerdotes e leigos celibatários e casados, que vivem e trabalham na comunidade.

A Canção Nova começou em 2 de fevereiro de 1978, com um grupo de 12 jovens, na cidade de Queluz (SP), liderados pelo padre Jonas Abib, que tinha, então, 42 anos. No ano seguinte, eles começaram a construção de quatro casas num sítio em Cachoeira Paulista. O Reconhecimento Pontifício, na condição de associação internacional de fiéis, foi alcançado em 2008.

Um dos principais campos de atuação da Canção Nova são os meios de Comunicação Social. O principal veículo é a TV Canção Nova, fundada em 1989, a qual tem hoje cinco geradoras e quase 500 retransmissoras. Além dela, há a Rádio Canção Nova, fundada em 1980 e que, desde 1995, conta com uma rede de 28 emissoras. O grupo conta ainda com site, aplicativos para dispositivos móveis e editora própria.

Além dos Meios de Comunicação, a Canção Nova realiza trabalhos sociais relacionados à saúde, à assistência social e à educação de crianças, jovens e adultos por meio de cinco diferentes projetos, que formam a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.


Novas Comunidades

No universo de possibilidades de participação dos leigos católicos na vida da Igreja, a Canção Nova é o que se chama de "nova comunidade". Como ela, há várias outras pelo país, como a Shalom, em Fortaleza (CE), e a Nova Aliança, em Anápolis (GO). As Novas Comunidades são caracterizadas pelo fato de seus membros viverem de forma comunitária, exercendo suas atividades profissionais no local em que estão sediados e procurando seguir a doutrina religiosa da Igreja Católica.

Muitas novas comunidades também têm "casas de missão" em outras cidades do país e mesmo em outros países. A Canção Nova tem casas espalhadas pelo Brasil, além de missões na França, Itália, Terra Santa, Portugal, Estados Unidos e Paraguai.

        

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo