Semana da Família

“Sempre escolher por primeiro Deus”, ressalta casal no mês vocacional

Casados há 28 anos, Cristina e Márcio Carril afirmam que a escolha primeira por Deus oportuniza uma boa vivência cristã pessoal, comunitária e relacional

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Foto: Arquivo pessoal – Cristina Carril

O Papa Francisco, em seu pontificado, tem se dedicando com esmero ao cuidado e acompanhamento das famílias. Prova disso foi sua Exortação Apostólica Pós Sinodal Amoris Laetitia que completou cinco anos. Com isso, a Igreja no mundo, e em nível local, tem olhado com atenção às “Igrejas domésticas”.

Por ocasião do mês vocacional, a Igreja no Brasil celebra nesta próxima semana, de 14 à 21 de agosto, a Semana Nacional da Família com o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC).

Com as celebrações do Dia dos Pais, em todo o território nacional ocorrerão encontros reflexivos e oracionais que enalteçam o caminho percorrido pela família cristã no ambiente comunitário e caseiro.

A família participa das atividades promovidas pelo grupo “Amigos da Canção Nova em Santos e Guarujá/ Foto: Arquivo pessoal – Cristina Carril

A família que ‘primeiria’ Deus

O Jornalismo Canção Nova, em sua série de reportagens sobre as vocações, entrevistou o casal Cristina e Márcio Carril da cidade de Guarujá, litoral paulista. Eles partilharam acerca da vivência da fé dentro do ambiente familiar.

Cristina acredita que seu casamento, com 28 anos de partilha e amor, já gerou muitos frutos, dentre eles Amanda e Gabriela, suas filhas. “Afirmamos a nossa união quando dissemos sim ao Sacramento do Matrimônio. Ali, a ação de Deus se manifestou a nós e em nós em diversas circunstâncias”, diz.

“Nossa família, desde sempre, serve como família. Não é só um ou outro, somos todos. Cantamos na missa, estamos no Grupo de Oração, rezamos, presentes na vida da comunidade paroquial. Ali, também nos mantemos em unidade e fortalecemos nossos laços em casa”, enfatiza Márcio.

O casal acredita que um dos segredos para manter a vida cristã dentro e fora de casa é a prioridade por Deus “Priorizamos a Fé e a Igreja na nossa família. Dentro dos diversos convites feitos por nossos amigos, o primeiro é sempre Deus, a missa, nossa vida espiritual. Isso é para nós convicção e valor. Quando O colocamos por primeiro, as coisas vão fluindo, porque Ele conduz o resto”, diz Cristina.

Márcio lembra que as orações e a vida de fé não são vividas por ele, sua esposa e filhas só dentro da comunidade, mas dentro de casa realizam as práticas de piedade. “A Oração dentro de casa faz parte do nosso cotidiano, tanto de forma pessoal, como também na companhia um dos outros. Seja antes da refeição, quando acordamos ou dormirmos, assim como na oração do Santo terço. Jesus e Maria caminham conosco, é nossa fé”, finaliza Márcio.

Casamento fora de moda? 

Em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, Francisco discursou aos jovens voluntários do Evento:

“Há quem diga que hoje o casamento está ‘fora de moda’. Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso, eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem contra esta cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!”.

Nesta Semana da Família, nas redes sociais do Jornalismo Canção Nova, você encontrará diversos depoimentos de casais que vivem o sacramento do Matrimônio na busca da Santidade e da opção preferencial por Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo