Centro Cultural Missionário

Seminaristas se reúnem em Brasília para formação missionária

A Formação Missionária para Seminaristas e Presbíteros destaca a dimensão ministerial da Missão

Da Redação, com Pontifícias Obras Missionárias

O Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília realiza até o dia 5 deste mês, a 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros (Formise). O curso que teve início na noite deste domingo, 29, tem como tema: “A alegria do Evangelho e a dimensão ministerial da missão”, e conta com a participação de 62 seminaristas, diocesanos e religiosos, e três presbíteros de diversas regiões do Brasil.

Redescobrir a missão à luz do ministério ordenado, aprimorar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão e fortalecer a consciência missionária num horizonte universal, são alguns dos objetivos do curso, que quer também, intensificar a articulação dos seminaristas através dos Conselhos Missionários de Seminários (Comise).

A programação inclui reflexões sobre a dimensão ministerial da Missão, o missionário presbítero ministro da Palavra, da Liturgia, da caridade e ministro Ad Gentes além-fronteiras.

Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, abriu o estudo na segunda-feira, 30, com o tema: “viver a Missão presbiteral anunciando a alegria do Evangelho”.

Após destacar a importância da Palavra de Deus na vida do discípulo de Jesus Cristo, o bispo falou do presbítero como homem da alegria e da esperança. “O presbítero, como discípulo de Jesus, tem a sagrada obrigação de irradiar para o mundo a alegria do Cristo ressuscitado. A alegria deve ser o distintivo de toda a vida do presbítero: quando anuncia o Evangelho, quando trabalha no atendimento ao povo, quando visita as famílias, quando celebra a Eucaristia e administra os demais sacramentos”, argumentou. “Quanto mais o presbítero se doa maior é a sua alegria”.

Segundo dom Pedro Brito, “o segredo da vida presbiteral está em seguir e servir a Jesus, encantado por Ele.

Para o seminarista Ademir Brito Calonga, da diocese de Três Lagoas (MS), o curso é importante “para aprofundar o espírito missionário e colocar em prática a missão na diocese”. Ele explica também, que os seminaristas estão envolvidos na preparação do 3ºCongresso Missionário do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul). Sobre o tema, Ademir destaca a necessidade do “gosto por Cristo ressuscitado para depois sair em missão sendo um espelho para o povo”.

O secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, explica que “a iniciativa do curso surge como um estímulo para que aconteça efetivamente uma formação missionária mais aprofundada nos seminários do Brasil, em vista de realizar o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas previsto para julho de 2015”.

A formação é promovida em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo