Renasem

Seminaristas de todo país participam de retiro em Florianópolis

Esta edição do evento tem como tema a ressureição, em memória à edição do ano anterior, quando um grave acidente tirou a vida do seminarista Luiz Gustavo

Da Redação, com CNBB

Até sexta-feira, 16, acontece em em Florianópolis (SC), o 35º Retiro Nacional de Seminaristas, promovido pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil. O evento que conta com a participação de quase 300 seminaristas de todo o Brasil, teve inicio na segunda-feira, 12.

A missa de abertura do encontro, no dia 12, teve a presença de sacerdotes, leigos, consagrados e famílias, além do arcebispo de Belém (PA) e diretor espiritual do Ministério para Seminaristas, dom Alberto Taveira.

missa

Santa Missa celebrada nesta terça-feira, 13, durante o 35º Retiro Nacional de Seminaristas

Esta edição do Renasem, como é conhecido o retiro, tem como tema a ressureição, em memória à edição do ano anterior, quando um grave acidente durante a estadia em Palmas (TO) para preparar aquele retiro tirou a vida de Luiz Gustavo Eccel, um dos coordenadores.

Na homilia da celebração, o coordenador da RCC em Santa Catarina, Pe. Leandro Rech, recordou o primeiro ano de falecimento do seminarista Luiz Gustavo Eccel. “Nós podemos servir melhor a Deus. Luiz Gustavo sempre esteve disposto a servir, a anunciar o Evangelho, a ser anunciador das graças de Deus. Muitos podem testemunhar isto. Nós também podemos ser. Deixemos que o Espírito de Deus nos conduza neste retiro”, pediu

O sacerdote também pediu orações para que os participantes possam viver ao máximo a dádiva que provém do Espírito Santo no encontro.

Presente na celebração, a família de Luiz Gustavo foi homenageada com um álbum de fotos, um quadro e muitos aplausos. Antes do término da celebração, a assembleia realizou uma intercessão pela família.

Atividades

Na terça-feira, 13, além de diversas atividades, a programação contou com duas pregações para os seminaristas, proferidas pelo Bispo da prelazia do Marajó (PA), dom José Luiz Azcona. Antes do repouso, houve o momento do Lucernário com as Completas.

Na quarta-feira, 14, será realizada uma missa aberta ao público e votiva ao Espírito Santo, às 20h, na Igreja do Colégio Catarinense, seguida por uma vigília às 22h.

Na quinta-feira, 15, às 10h30, o padre Eduardo Braga e Silva, de Niterói (RJ), conduzirá o momento de efusão do Espírito Santo. O encontro termina na sexta-feira, com o almoço. Outras informações no facebook do Renasem: https://www.facebook.com/renasem?fref=nf

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo