Em Brasília

Seminário reflete sobre dados causados pelas mudanças climáticas

Começa neste sábado em Brasília e vai até a segunda-feira, 12, o 1º Seminário Nacional de Atingidos por Eventos Climáticos Extremos provocados pelo aquecimento do planeta. O evento é iniciativa do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, constituído por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais sociais ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os participantes dos 11 Seminários realizados pelo Fórum em 2010 e 2011 confirmaram que há alterações significativas do clima em todas as regiões e biomas do país.

As mudanças climáticas têm provocado a intensificação de eventos extremos de fenômenos naturais como enchentes, deslizamentos e desmoronamentos, granizos, furacões extratropicais, vendavais, tornados, secas. Quem mais sofre as consequências desses eventos são famílias empobrecidas, empurradas para as cidades e sem condições de adquirir terrenos em áreas urbanas seguras ou sem recursos para compensar as perdas da produção agrícola.

O seminário tem como objetivo possibilitar o intercâmbio das iniciativas de enfrentamento das situações de desastre socioambiental entre as pessoas e comunidades atingidas; aprofundar a consciência crítica em relação às causas dos eventos climáticos extremos; e elaborar e apresentar ao Governo Federal reivindicações e propostas para uma política pública que garanta os direitos das pessoas e famílias atingidas.

O evento será transmitido pelo site do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo