Encontro ecumênico

Seminário debate relação entre Estado e organizações religiosas

O Coletivo Inter-religioso para a relação Estado e Sociedade, resultado do primeiro seminário realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2012,  promove mais um debate sobre o Estado e a atuação social das organizações religiosas. Trata-se da segunda edição do evento, que tem início nesta segunda-feira, 30, no Centro Cultural de Brasília (CCB), e que dará continuidade à discussão sobre o Marco Regulatório da Organizações da Sociedade Civil.

Com a finalidade de atuar de forma organizada, e com identidade própria, na relação cooperativa entre religião e Estado, o Coletivo Inter-religioso reúne representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Conselho Latino-americano de Igrejas (Clai),  Federação Espírita Brasileira (FEB), Aliança Cristã Evangélica Brasileira, entre outrass entidades religiosas. Tem o objetivo de promover o diálogo permanente entre as organizações religiosas e o Governo, bem como com outros grupos já constituídos e que atuam  na melhoria do ambiente regulatório por um Estado de Direitos.

O 2º Seminário do Coletivo Inter-religioso prossegue até terça-feira, 1º de outubro e contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang; do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Também foram convidados  o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman; e o relator que trata do novo instrumento de contratualização das Organizaçãoes da Sociedade Civil, Rodrigo Rollemberg.

Programação do Seminário

No período da manhã desta segunda-feira, 30, está programada uma mesa de debate sobre o tema “Marco Regulatório – Memória, situação e perspectivas”, com a presença da pastora Romi Márcia Bencke (Conic), Daniel Rech (CNBB) e Flamarion Vidal Arauto (FEB), com mediação de padre Geraldo Martins (CNBB). À tarde, haverá uma reflexão sobre “Estado e atuação das organizações religiosas”, com a participação da diretora do departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS, Dra. Carolina Gabas Stuchi e do procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Prof. Rudolf Von Sinner.

Na terça-feira, 1º de outubro, o seminário prossegue suas atividades com Grupos de Trabalho (GTs) e plenária. A mesa final está programada para o período da tarde, momento no qual será entregue o documento do Seminário ao Governo e ao Congresso Nacional, com a presença de dom Guilherme Werlang, do ministro Gilberto Carvalho e do senador Rodrigo Rollemberg, do  Joaquim Barbo.

          

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo