Rio de Janeiro

Semana Nacional da Vida mobiliza Igreja no Brasil

Arquidiocese do Rio de Janeiro prepara atividades para Semana Nacional da Vida

Da redação, com Arquidiocese do Rio

A Igreja Católica no Brasil está mobilizada para a Semana Nacional da Vida. Na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por exemplo, será realizada de 8 a 10 de outubro, das 8h30 às 16h, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória.

No dia 8 de outubro, a programação é voltada aos sacerdotes da arquidiocese; no dia 9 para os religiosos, consagrados e diáconos permanentes; e no dia 10, para os seminaristas, agentes de pastorais e movimentos eclesiais.

O evento contará com participação especial da Human Life International, instituição americana que trabalha na defesa da vida e na propagação dos valores relativos à família através da formação do clero e de leigos.

“O povo de Deus, e principalmente nossos sacerdotes, tem de ter um embasamento, uma fundamentação bastante forte na defesa da vida, não só contra o aborto e a eutanásia, mas em todas as dimensões que a vida humana participa. Por isso, as palestras têm um direcionamento muito concreto. Vão falar sobre o direito fundamental, que é o direito à vida”, disse o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que também coordena a Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida.

Semana Nacional da Vida no Brasil

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, a Semana Nacional da Vida tem a finalidade de despertar a sociedade para este “grande dom de Deus que é a vida, muitas vezes ameaçada”. “Também, queremos celebrar o Dia do Nascituro, a vida que vai nascer e precisa ser defendida por todos nós”, disse Dom João Barbosa

O evento acontecerá em nível nacional de 1º a 7 de outubro, e culminará com o Dia do Nascituro, 8.

Para ajudar na celebração e vivência desta data, a Comissão para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferecem o subsídio “Hora da Vida”. O texto apresenta propostas de encontros, celebrações, reflexões e ações para todo o ano. Podem ser adaptados à realidade local, sendo um guia para momentos de maior comunhão das famílias na evangelização e transformação da sociedade em favor da vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo