Evento culminará com o Dia do Nascituro, em 8 de outubro
CNBB
“A Semana Nacional da Vida tem a finalidade de nos fazer acordar para este grande dom de Deus que é a vida, muitas vezes ameaçada. Também, queremos celebrar o Dia do Nascituro, a vida que vai nascer e precisa ser defendida por todos nós”, explicou o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, a respeito da Semana Nacional da Vida.
O evento acontecerá de 1º a 7 de outubro, e culminará com o Dia do Nascituro, 8. Segundo Dom João Bosco, o objetivo é mobilizar a sociedade frente à defesa da vida.
Para ajudar na celebração e vivência desta data, a Comissão para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferecem o subsídio “Hora da Vida”. O texto apresenta propostas de encontros, celebrações, reflexões e ações para todo o ano. Podem ser adaptados à realidade local, sendo um guia para momentos de maior comunhão das famílias na evangelização e transformação da sociedade em favor da vida. O “Hora da Vida” está disponível com os casais coordenadores paroquiais, (arqui)diocesanos e regionais da Pastoral Familiar e pelo site: www.lojacnpf.org.br.
Celebrações
O “Hora da Vida” propõe como tema de reflexão “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”. Contém sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II.
Hora da Vida
1º Encontro – Cristo, o Verbo da vida
2º Encontro – O povo da vida e pela vida
3º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida
4º Encontro – Celebrar o Evangelho da vida
5º Encontro – Servir o Evangelho da Vida
6º Encontro – A Família, Santuário da Vida
7º Encontro – Viragem cultural
Terço pela Vida
Celebração da Vida
Vigília e oração pela Vida