Prevenção

Segurança do trabalho é tema de seminário no interior de São Paulo

No interior de São Paulo, um seminário discute à segurança do trabalho. Em média, três mil trabalhadores morrem por ano no Brasil por falta de prevenção. O assunto incomoda governo, empresas e trabalhadores.

Assista à reportagem

Sidnei Cavalheiro de Carvalho é operador de gráfica. Seu trabalho pode prejudicar três sentidos do corpo humano: o olfato, a audição e o tato. Por isso os equipamentos de segurança são fundamentais para ele. Mas ele confessa que resiste ao uso quando o serviço é pequeno.

Um seminário que se realiza em Taubaté, interior de São Paulo, discute temas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho, assunto que gera incômodo entre governo, empresas e trabalhadores.

No Brasil morrem por ano cerca de três mil trabalhadores, vítimas de acidentes de trabalho. Custo de 42 milhões de Reais para o estado, o que equivale a quase 2% do PIB nacional.

A partir de janeiro de 2010 entra em vigor uma nova resolução que altera os cálculos do seguro de acidentes de trabalho.

Atualmente as empresas pagam alíquotas de 1 a 3% sobre a folha salarial do funcionário. Os valores poderão cair pela metade ou dobrar, de acordo com o grau de investimento em prevenção e o número de ocorrências de acidentes.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo