"Pude ver nossas tropas em ação de 'guerra' pela paz". Assim, Dom Dimas Lara Barbosa, descreve a ação dos soldados brasileiros nos trabalhos de ajuda humanitária no Haiti. O secretário geral da CNBB, que viajou para o país na quarta-feira, 13, em um vôo da Força Aérea Brasileira, chegou nesta madrugada de volta ao Brasil, e falou à nossa reportagem em Brasília sobre a situação que presenciou no local.
O bispo destaca o trabalho incansável do embaixador do Brasil no Haiti, dos soldados brasileiros e de outros países, de voluntários, dos próprios familiares das vítimas, e de religiosos, que segundo ele não medem esforços. "Para mim, foi uma viagem dolorosa e ao mesmo tempo uma oportunidade para testemunhar a generosidade e espírito de serviço de tantas pessoas."
Dom Dimas teve a oportunidade de sobrevooar o local atingido pelo terremoto e diz, que a situação é "assustadora". Ele conta que há quarteirões inteiros destruídos, e que até prédios que permanceram em pé, na verdade estão com suas estruturas compromotidas, como é o caso de uma base militar brasileira.
A situação mais triste que o bispo relata ter visto, é que muitos sobreviventes soterrados precisam de socorro, mas não há equipe suficiente para prestar ajuda. Ele conta que presenciou religiosas e até bispos dizendo que haviam irmãs, e missionários nesta situação.
O secretário geral da CNBB destacou a prontidão do governo brasileiro em ajudar o Haiti. Destacou também a ajuda da Igreja no Brasil, que em pareceria com a Cáritas brasileira, lançou a campanha SOS Haiti.
Ao encerrar Dom Dimas deixou sua benção a todos os voluntários que trabalham em prol das vítimas, afirmando que com sua dedicação estão construindo um mundo melhor.
Assista trecho da entrevista com Dom Dimas
Veja
.: Todas as notícias sobre o terremoto
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com