Campanha Janeiro Branco acontece há 9 anos e visa conscientizar sobre a importância do cuidado com a Saúde Mental
Denise Claro
Da redação
Neste mês de janeiro, acontece a nona edição da Campanha Janeiro Branco, que tem como tema “Saúde Mental tem jeito sim, mas você precisa saber o que fazer!”.
De acordo com o psicólogo e criador da campanha, Leonardo Abrahão, 2020 e 2021 acrescentaram novos desafios às antigas demandas da Saúde Mental, mas também destacaram a sua importância para a humanidade.
Sobre o tema deste ano, o criador da Campanha afirma: “A boa notícia é que Saúde Mental tem jeito sim, desde que as pessoas, as instituições e as autoridades saibam o que fazer — e façam o que tem que ser feito!”.
A Campanha acontece no mês de Janeiro porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, relações sociais, condições de existência, emoções e em seus sentidos existenciais. Como “em uma folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou a reescrever as suas próprias histórias de vida.
Importância da Campanha
A psicóloga Cristiane Pacheco comenta que a Campanha é importante porque chama a atenção para a importância da saúde mental e emocional das pessoas.
“Entendo como um convite à reflexão sobre suas vidas, seu sentido e propósito, a qualidade dos relacionamentos, o quanto conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos. Somos seres singulares e, por isso, é importante que a subjetividade humana tenha um lugar de destaque em nossa cultura, no cotidiano, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.”
Cuidado com a Saúde Mental
A psicóloga lembra que, com o advento da pandemia, o tema da Saúde Mental passou a ser mais discutido. As pessoas se deram conta do quanto a vida atribulada e corrida afeta a saúde mental.
“Muito se tem falado sobre isso e muitas dicas são amplamente divulgadas. Em alguns momentos, chega-se a questionar a efetividade delas. No entanto, estudos demonstram o quanto são importantes: cuidar da alimentação, praticar atividade física, ter boa noite de sono, conviver com familiares e amigos, reservar um tempo para o lazer, estar em contato com a natureza, ter fé (independente de crença ou religião), desenvolver o autoconhecimento e, a partir dele, aceitar seus sentimentos e acolher sua história a fim de se valorizar.”
A especialista reforça que, além das estratégias acima, a psicoterapia é o grande aliado no cuidado da saúde mental.
“Um tratamento cujo principal objetivo é auxiliar o paciente a reconhecer seus estados afetivos e desenvolver recursos para lidar com as situações cotidianas com menos sofrimento e mal-estar.”