A Secretaria Estadual da Saúde realiza neste mês de dezembro uma campanha para doação de leite materno. O objetivo é manter o nível dos estoques durante o período de férias (dezembro e janeiro), quando as doações costumam cair até 50%.
Normalmente, os bancos de leite do Estado captam, em média, 1,5 mil litros de leite humano por mês, mas o ideal para compor o estoque de maneira segura é de, pelo menos, o dobro dessa quantidade.
No estado existem 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.
As mulheres consideradas potencial doadoras devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.
O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe.
Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.
Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou entrar em contato com o Centro de Referência pelo telefone (11) 6693-4736. Alguns bancos de leite, inclusive, buscam o leite doado em casa.
Bancos de leite
Veja o endereço de quinze bancos (os demais bancos de leite do estado podem ser encontrados no site www.fiocruz.br)